Sendo um dos feriados mais importantes para a Coreia do Sul, o chamado Chuseok (추석) busca preservar a relação dos sul-coreanos com o passado e comemora a importância dos laços familiares.
Celebrado durante três dias completos, o feriado acontece por lá no 15º dia do 8º mês, segundo o calendário lunar do ano, e respeita as tradições mais antigas de agradecer aos antepassados por uma boa colheita, além de reunir famílias inteiras que visitam a cidade natal dos seus ancestrais para compartilhar alimentos e cultivar boas memórias.
Aqui no Ocidente, ele é conhecido como o Dia de Ação de Graças Coreano e a data completa as grandes festividades do país juntamente com outros dois feriados significativos, sendo eles o Seollal (Dia do Ano Novo Lunar) e o Dano (5º dia do 5º mês lunar). Ao contrário do calendário Gregoriano, ou solar, que nós brasileiros usamos – e que tem como base as voltas da Terra ao redor do sol –, o calendário lunar é organizado de acordo com as fases da lua.
Em 2019, o Chuseok começou no dia 12 de setembro e vai até este sábado (14). Muitos historiadores relacionam esse evento com as celebrações xamânicas de lua cheia e com uma série de competições esportivas que um antigo rei promovia como parte das festividades de outono. Entre as atividades do feriado prolongado estão o Charye, no qual as famílias prestam homenagem e fazem oferendas aos seus antepassados e depois senta-se junta à mesa para dividir um banquete, e o Seongmyo, ou visita aos túmulos, outro costume muito comum no qual é feita a limpeza e os cuidados das lápides e jazigos dos parentes falecidos (uma ação bem parecida com o que vemos acontecer no feriado de Finados aqui no Brasil).
O folclore também ganha força durante os três dias. Acontecem por lá o Samulnori (quarteto de percussão tradicional), o Talchum (dança com máscaras), a Ganggangsullae (dança feminina na qual as mulheres juntam as mãos em círculo e cantam na primeira noite da lua cheia) e o Ssireum (uma espécie de luta). Já na gastronomia, o prato mais comum é o Songpyeon, um bolo em formato de lua crescente preparado com arroz em pó preenchido com sementes de gergelim, feijão, feijão vermelho, castanhas e outros ingredientes. Geralmente preparados em conjunto dos membros familiares na véspera, os bolos de arroz são cozidos e arrumados em camadas. Entre os dias, é comum usar vestimentas tradicionais do país, como o Hanbok.
Nossos grupos e artistas favoritos já estão dando uma pausa merecida na rotina, enquanto alguns outros continuam ocupados com o comeback. Você já sabe que o BTS segue bem pleno durante o seu período oficial de descanso e deve passar todo o feriado juntinho com suas famílias. Ainda assim, o septo postou algumas fotos inéditas e deixou um recado para o ARMY, desejando a todos um ótimo Chuseok:
Os meninos do X1, que acabaram de debutar e já se tornaram um sucesso absurdo (além dos recordes de venda na estreia, eles levaram a 7ª vitória com o single FLASH em menos de um mês desde o lançamento), também vão poder descansar durante o feriado:
Outros idols gravaram mensagens desejando felicidades para a data, olha só que fofo:
THE BOYZ:
IZ*ONE:
ATEEZ:
ChungHa:
O Chuseok mantém viva a história dos antepassados e também conecta os jovens sul-coreanos com a sua própria cultura. Incrível, né?