Você sabia que a Irlanda do Norte era o único país do Reino Unido em que o casamento gay ainda era proibido? Entretanto, esse cenário mudou nesta semana, com a aprovação do matrimônio entre pessoas do mesmo sexo pelo Parlamento Britânico!

Além desse marco histórico, a Irlanda do Norte também legalizou o aborto, que era autorizado apenas em casos em que a gravidez ameaçasse a vida da mãe. Vale lembrar que, em maio de 2018, aconteceu um plebiscito na Irlanda (sem ser a do Norte, é claro) em que 66,4% das pessoas votaram pela legalização do aborto.
As mudanças ocorreram porque o país, sem poder Executivo ativo, é gerido pelo Parlamento de Londres, que deu o prazo de 21 de outubro para que a Irlanda do Norte formasse um governo próprio. Como isso não aconteceu, o governo britânico tomou a decisão por eles.
Em meio à festa, as conquistas foram comemoradas por boa parte da população, que também usou as redes sociais para se pronunciar sobre o assunto. “Algo glorioso” e “após 156 anos de uma lei ultrapassada” escreveram alguns internautas. Confira:
The fact that Northern Ireland has finally decriminalised same-sex marriage and abortion. But heavy, but sure it’s a glorious thing.
— Brett Millen (@ShutUpBrett) October 23, 2019
Someone should bake a cake. #TheNorthIsNow #NorthernIreland #LoveWins #DUP
— Markhamvicz (@markhamvicz) October 22, 2019
Congratulations to all those who’ve campaigned for women in NI to have same rights as women in rest of UK to legal safe abortion #abortionrightsNI #trustwomen
And for same sex couples to be free to marry 🌈❤️ #equalmarriage @AllforChoice @StonewallUK
— Caroline Lucas (@CarolineLucas) October 22, 2019
And it's official!!! Abortion and Same Sex marriage in Northern Ireland has been decriminalised.
156 year old outdated law finally no longer in effect.
A massive massive well done and thank you to all those who campaigned. You're all rockstars ❤️❤️❤️#NorthIsNow
— Hazel Chu (@hazechu) October 21, 2019