ntes de buscar qualquer outra informação sobre, fomos ao bom e velho dicionário e descobrimos que o termo “newsletter”, por ser em inglês, está associado à uma palavra semelhante em português: boletim informativo.
Parece coisa de outro século, né? E não é algo do século passado mas, sim, algo criado com o início da internet lá nos anos 1990 pra disseminar informação quando ainda o e-mail era a principal ferramenta de comunicação e a gente nem sonhava em ter Whatsapp.
E, segundo o dicionário, um boletim é:
- Breve informação que se expõe ao público, geralmente transmitida por uma autoridade; newsletter.
- Resenha noticiosa de operações militares, policiais e de observações científicas.
- No jornalismo, é uma seção de jornal que resume as notícias do dia.
- Publicação periódica oficial.
- Comunicação telegráfica (aqui ficamos confusos 🧐)
- Ficha escolar na qual são lançadas as notas mensais ou bimestrais obtidas pelo aluno, nas diferentes disciplinas, e enviada aos pais.
- No rádio e na TV, pode ser definido como notícia breve de interesse geral a respeito de algo importante, transmitida a qualquer momento, geralmente com interrupção da programação em andamento.
Os três tópicos ressaltados são os mais importantes para você compreender o que é uma newsletter e como ela se aplica à CAPRICHO. Ela nada mais é do que um e-mail que chega direto na sua caixa de entrada com o melhor dos conteúdos que rolaram durante a semana por aqui. Aham, simples assim.
E o melhor: tudo com curadoria humana, dos repórteres e editores da CH, sem algoritmo ou inteligência artificial dizerem para você o que tem de interessante por aqui.
Muitas universidades, escolas ou outras instituições utilizam essa ferramenta para se comunicar com um grande número de pessoas que fazem parte de sua comunidade. Ela serve para avisos importantes também, além de distribuir conteúdo.
E, ah, não nos leve a mal, achamos algoritmos importantes e gostamos de um bom uso de IA. Mas nada como uma curadoria bem feita por humanos, não é mesmo? É o tipo de seleção que nós, jornalistas, amamos fazer. Sabe aquela sua amiga que te manda um monte de vídeo no inbox? Ou que te manda links “pra salvar e ler depois” no Whatsapp?
Pessoas indicando leituras e te contando o que está rolando no mundo da moda, beleza, entretenimento, sociedade e comportamento pode ser muito mais legal do que um robô te dizendo qual é o seu interesse porque você clicou em um ou outro conteúdo aleatório. Além de estimular a conversa, a troca, a gente consegue manter você, leitor, leitora ou leitore, ainda mais pertinho da gente. E esse é nosso principal objetivo.
Para assinar e receber toda semana no seu e-mail, basta ir até a home da CAPRICHO e:
- descer três vezes o scroll da tela e parar na barra azul em que está escrito “newsletter”.
- logo ao lado, é só você digitar o seu e-mail e clicar em “quero receber”.
- e é só se preparar para toda sexta-feira receber um e-mail super especial.
- geralmente ele chega lá pelas 15h, viu? Anote aí para não esquecer.
Você vai receber tudo o que rolou de melhor na semana – pelo olhar dos nossos repórteres. Indicação de artigos, matérias, novidades do seu famoso ou artista preferido, shows, de uma forma leve e engajada – do jeito que a gente gosta. Vamo?
Ah, e só mais uma coisinha antes de você ir embora: não se esqueça de seguir o Canal da CH no Whatsapp e assinar nosso grupo no Instagram. A adm vai ficar bem feliz. 😬