Depois de ter um novo “boom” em 2012, as câmeras fotográficas analógicas voltam a atrair a atenção das pessoas, muito devido ao Instagram. Nossa, mas como um aplicativo digital de fotos quase que instantâneas pode estar fazendo isso? A hashtag #35mm, usada para identificar imagens tiradas com máquinas analógicas ou que têm essa carinha retrô, cresce mais a cada dia. Os usuários estão curtindo ver postagens do tipo, sendo que muitas chegam a esse resultado apenas com o uso de filtros.
Dos festivais de música com os amigos às viagens em família, as analógicas parecem estar prestes a se transformar no acessório do momento! Geralmente penduradas por um cordão no pescoço, elas trazem uma nostalgia muitas vezes que nem foi vivida. Em um mundo conectado, em que lives bombam e cliques parecem ser feitos apenas para alimentar as redes sociais, o ato de tirar fotos e precisar revelá-las para então ver como elas ficaram parece um hobby tentador em prol da nossa saúde mental – e uma nova velha maneira de colecionar memórias.
Abaixo, listamos algumas opções disponíveis no mercado brasileiro de máquinas para você investir. Na sequência, te mostramos alguns Apps que dão uma carinha vintage às imagens, caso você ainda não esteja a fim de se render aos encantos das analógicas – tudo bem, revelar o filme não é mesmo a coisa mais em conta do mundo.
1. Câmera Descartável Kodak Funsaver 800 27p
Essa opção é ideal para quem quer fazer um teste em algum evento específico. Por exemplo, comprar a máquina para levar a um show ou a uma festa. Por R,80, é possível fotografar 27 poses.
2. Câmera Vivitar 35mm
Um pouco mais cara, essa opção não é descartável. Ou seja, basta comprar novos filmes para usar a máquina quando quiser. Ela custa R$165,39, vem com um filme de 36 poses, um chaveiro e está disponível em pronta entrega na Amazon Brasil. Para comprar, clique no link abaixo.
TESTADA PELA CH!
3. Câmera A Maquininha
A @babs.hostin se intitula “criadora de coisas” no Instagram e ela é mesmo! Por exemplo, ela criou essa analógica que produz manualmente. Ela é uma das opções mais em conta do mercado, sendo que a opção com flash custa R,00 e a sem flash sai ainda mais em conta. Tem várias opções de cores. A gente testou essa aqui, rosa e marrom. Ela é superprática e entrega o que promete. Só cuidado que, para que o flash funcione, é preciso colocar pilha. Mas o manual do usuário que vem com o produto explica tudo direitinho. Não é descartável e é vendida pelo Instagram da @amaquininha.
4. Máquina Lomografica Diana f+
Há várias opções de analógicas usadas na internet. Indicamos sempre procurar sites confiáveis e famosos, e checar a classificação do usuário. A Karina, de Brasília, por exemplo, está vendendo essa Lomo que é raridade no mercado por R$435. Ela está em bom estado e o usuário tem uma boa classificação na plataforma Enjoei.
Agora fique com algumas opções de aplicativos para baixar:
O FAVORITO DA CH!
1. HUJI
O App é excelente para fazer fotos em ambientes com pouca luz, pois tem um flash potente. Além disso, em ambientes claros, a opção sem flash também garante lindos cliques, todos com aquele arzinho vintage.
2. VSCO Cam
Um velho conhecido dos viciados em Instagram, o VSCO permite que o usuário edite as imagens e use filtros para torná-las com uma aparência mais analógica.
3. PicsArt
A opção Noise, disponível gratuitamente dentro do aplicativo, dá uma craquelada nas fotos e as deixa com uma vibe bem 35mm. Vale a pena testar!