Café, lanchonete, parque: Você tem ou sabe qual é o seu ‘terceiro lugar’?
Segundo teórico, um 'terceiro lugar' de socialização é importante para uma existência saudável na sociedade.
uando você não está em casa ou no trabalho, onde você está? Segundo a teoria do ‘terceiro lugar’, para uma existência saudável em sociedade, todas as pessoas precisam viver em um equilíbrio de três espaços diferentes: a casa, o local de trabalho e um lugar sociável.
Um exemplo bem fácil para entender esse ‘terceiro lugar’ é na série Friends. Lá, os personagens dividem suas vivências entre a casa, o trabalho e o Central Perk, cafeteria que frequentam quase diariamente. Outra série que traz o ‘terceiro lugar’ na mesma linha é How I Met Your Mother, mas, neste caso, este lugar é um bar.
Além de cafeterias e bares, o sociólogo também traz que academias, restaurantes, livrarias, igrejas, salão de beleza e espaços públicos, no geral, são espaços essenciais para a formação de conexões sociais, para a inclusão, a democracia e a construção de comunidades.
São lugares públicos onde as pessoas se reúnem e colocam de lado as obrigações e preocupações do trabalho e da casa. Nestes espaços, o encontro entre a galera é lúdico e acontece para apreciar a companhia um do outro e para conversarem.
Como saber qual é o meu ‘terceiro lugar’?
O ‘terceiro lugar’ pode ser praticamente qualquer espaço público onde as pessoas se reúnam e, por isso, há uma gama de possibilidades. Cada lugar vai combinar com a personalidade de cada pessoa, então vai muito mais de você. Onde você se sentiria confortável para frequentar quando não estivesse no trabalho?
Para pessoas mais esportivas, pode ser academia, mas se for alguém que goste de estar ao ar livre, um parque ou um grupo de corrida seria o ideal. Se for alguém mais caseiro que gosta de estar em um espaço mais fechado e aconchegante, uma cafeteria pode servir bem e, se a pessoa gostar de livro, o ‘terceiro lugar’ pode se tornar a livraria. Agora, se você for uma pessoa que gosta de sair durante a noite, um bar que você conhece pode se tornar este lugar.
Não tem muita regra específica porque cada um tem um ‘terceiro lugar’ que faz mais sentido. O importante, segundo a teoria, é você ter um.
E você, sabe qual é o seu ‘terceiro lugar’?