Na noite da última segunda-feira, 13, um astrônomo amador brasileiro, chamado José Luis Pereira, morador de São Caetano do Sul, fez um registro histórico: o momento exato em que um asteroide se choca com a superfície de Júpiter! Foi a primeira vez que algo do tipo foi captado do Brasil.
José estava monitorando o planeta, algo que faz desde 2018, quando, às 19h39, observou um clarão branco na imagem. À princípio, ele desconfiou que o flash poderia significar um impacto, mas só depois, analisando as gravações com calma, confirmou suas suspeitas. As informações são do site Olhar Digital.
No mesmo instante, um grupo de astrônomos amadores da França também observava Júpiter e confirmou a informação do brasileiro. Usando um telescópio de 62cm, eles identificaram de forma evidente a colisão. Veja a seguir:
“Esses impactos de objetos espaciais em Júpiter é um acontecimento tão raro que, desde 1994, apenas sete foram observados. Agora o astrônomo amador José Luis Pereira descobriu um possível candidato a novo impacto no gigante gasoso”, publicou a Astronomiaum, maior página brasileira de astronomia do Twitter.
Que legal, né? Adoramos quando é do Brasil-sil-sil! /