Continua após publicidade

Bolsonaro assume que Enem pode atrasar, mas que deve ser aplicado em 2020

Bolsonaro informou que está conversando com o ministro da Educação sobre o exame

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 8 jul 2020, 11h40 - Publicado em 13 Maio 2020, 16h05
perfume ch o boticario fragrancia capricho mood
CAPRICHO/Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (13/5), Jair Bolsonaro disse que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a prova mais importante para quase todo vestibulando brasileiro, pode realmente atrasar, mas que deve acontecer em 2020

Reprodução/Reprodução

O Enem, estou conversando com Weintraub [ministro da Educação], né? Se for o caso, atrasa um pouco, mas tem que ser aplicado esse ano“, disse o presidente para jornalistas na portaria do Palácio da Alvorada.

Na última segunda-feira (11), duas entidades estudantis, a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a UBES (União Nacional dos Estudantes Secundaristas) entraram com um pedido liminar no STF (Supremo Tribunal Federal) para que a prova fosse adiada.

Continua após a publicidade

As entidades ressaltaram no documento o “prejuízo de milhares de estudantes que estão impedidos de estudar e se preparar para as provas em razão do isolamento social promovido pela pandemia de COVID-19″.

Outro ponto citado no pedido é o acesso à internet. Não são todos os estudantes que têm um serviço que garante a possibilidade do estudo à distância. Segundo um levantamento exclusivo feito pelo jornal O Globo, 6,6 milhões de estudantes no Brasil, a maior parte da rede pública, não tem acesso à internet. 

Nesta quarta-feira (13), o pedido foi negado pelo ministro do STF, Gurgel de Faria, mas as entidades ainda podem recorrer. As inscrições para o Enem seguem abertas e vão até 22 de maio. Neste ano, o Exame será realizado em duas modalidades: na impressa, que acontecerá nos dias 1º e 8 de novembro, e na digital, marcado para os dias 22 e 29 do mesmo mês.

Publicidade

Bolsonaro assume que Enem pode atrasar, mas que deve ser aplicado em 2020
Comportamento
Bolsonaro assume que Enem pode atrasar, mas que deve ser aplicado em 2020
Bolsonaro informou que está conversando com o ministro da Educação sobre o exame

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.