Oi, gente! Aqui é a Letícia Lair e dessa vez vim falar sobre um assunto importantíssimo. Há alguns dias, uma amiga minha me contou sobre um projeto da UNICEF com o Facebook chamado Caretas, que consiste em conversar com uma personagem fictícia chamada Fabi Grossi. Recentemente, ela teve um vídeo íntimo exposto na internet pelo ex-namorado.
Achei o projeto bem legal e decidi chamar a Fabi, começando a minha experiência. Você passa cerca de 2 dias conversando com ela, recebendo fotos e até áudios, o que faz que fique tudo muito real. Com isso, eu pude realmente me preocupar com a Fabi e começar a me sentir mal por ela, principalmente quando ela vinha desabafar e mandar prints de conversas com o ex ou pessoas mandando mensagens de ódio para ela.
A conversa com a Fabi não é igual para todos. Se você mostrar que já passou por isso, ela passa a tentar te ajudar. Por alguma razão, se você falar que isso aconteceu por ela ter sido descuidada, a Fabi te explica o motivo da culpa não ser dela. E, dependendo de como você tenta ajudá-la, ela passa a demonstrar sinais de que pode chegar a se suicidar.
Caso você queira participar da experiência, é necessário ter mais de 13 anos e enviar uma mensagem para o perfil do projeto Caretas. Se você quiser desistir da conversa em algum momento, basta enviar uma mensagem pedindo para ela parar.
Infelizmente, é bem comum ver mulheres tendo fotos e vídeos íntimos vazados e, muitas vezes, elas acabam tirando a própria vida por isso. Achei o projeto interessante porque ele faz você se sensibilizar ainda mais com esse assunto, além de te fazer imaginar que isso poderia estar acontecendo com você ou alguma amiga e ver como você lidaria com a situação. O que acharam da Fabi? Me contem!
Mil beijos,
@leticialair