Afinal, existe uma receita mágica para se tornar adulto?
Crescer faz parte dos processos naturais da vida, mas em uma sociedade marcada pelo imediatismo constante, isso pode ser um desafio e tanto!
Olá, pessoal! Como vocês estão? Aqui quem fala é a Aísha, da Galera CH! Recentemente, estive pensando em como os adolescentes são cobrados em relação ao futuro. Sempre existem questionamentos do tipo: “O que você pretende ser?”; e a realidade é que, na maioria das vezes, não temos a resposta para tal questão. Hoje, quero falar sobre isso!
Como sabemos, a adolescência é um período de mudanças físicas e mentais, em que nossos pensamentos e opiniões se modificam constantemente. Com essas transformações, muitos sentimentos novos vêm à tona, criam-se expectativas e decepções com o mundo, as opiniões alheias contam muito e tudo é mais intenso. Lidar com todos esses fatos e cobranças relacionadas a vida adulta nos fazem surtar. Sério.
Estou no segundo ano do Ensino Médio e tenho tido essa sensação. A todo tempo somos questionados sobre aquilo que queremos fazer. Eu tenho algumas concepções de futuro para mim, porém percebi que existem coisas que não estão em minhas mãos. É muito importante pensar em seu futuro, mas não se pode esquecer de vivenciar o presente e seus momentos. Tudo é questão de equilíbrio!
Em uma sociedade imediatista, o melhor de nós é exigido o tempo todo e estamos sempre em contato com pessoas que possuem “rotinas perfeitas” e parecem ter sua vida definida dentro das redes sociais, fatos que podem trazer frustração. Mas temos que pensar: “Até que ponto aquilo que está sendo mostrado é real e o quanto aquilo me afeta?”. Estar atento ao que pode te trazer algum impacto emocional é imprescindível.
Por fim, acho que não há uma receita para se tornar adulto e lidar com todas as responsabilidades que vêm inclusas nesse pacote. É um processo complicado, mas que você não deve se deixar afetar tanto, pois faz parte dos processos naturais da vida. Devemos lidar com isso da maneira mais leve possível. Além disso, precisamos de um pouco de compreensão e conselhos daqueles que são mais velhos e possuem mais experiência. Afinal, eles todos já passaram por isso.
Vivam aquilo que o presente tem a proporcionar, mas não deixem de se esforçar para alcançarem um belo e prospero futuro!
Com carinho,
@aishaamoraes