As maiores mentiras que já nos contaram sobre a vida adulta
A vida adulta não é, em um passe de mágicas, um sonho como em 'De repente 30' ou como nos descreveram na infância
Dia da Mentira é nesta segunda-feira, 1º de Abril, e a galera aproveita para criar histórias das mais elaboradas às mais simples: que sua cantora anunciou show no Brasil, que uma banda lançou música nova, que algum amigo próximo está brigado com você, que alguém está apaixonado por você, que alguma boy band se separou (isso pode ser delicado para algumas pessoas…). Pode acontecer de tudo. Mas quando falamos de mentiras sobre a vida adulta, a história é outra!
Esse tipo de mentira não precisa de uma data especial para ser contada e já começamos a ouvi-las desde a infância. Quem nunca desejou, quando criança, crescer para ser livre? Ou para poder dirigir e ter uma casa própria? O que ninguém nos conta é que, na verdade, a possibilidade de todas essas coisas acontecerem não implica que elas acontecerão. Só porque você pode ter uma casa própria e viajar o mundo todo não significa que você vai na hora que deseja.
Quando nos contam da vida adulta, esquecem de um ponto muito importante chamado de responsabilidades. Tomar conta da nossa própria vida implica, literalmente, tomar conta dela e é preciso ser responsável com suas escolhas. Sim, a realidade não é tão legal quanto o que sonhamos na infância. Mas não se preocupe, você não foi a única pessoa que ouviu milhares de mentiras sobre ‘ser adulto’ e não vai ser a última.
É algo quase clássico, né? Se as mentiras não se tornam realidade, o que nos resta é… Rir! Reunimos as maiores mentiras que nos contam a vida toda sobre como é ser adulto, confira.
Mentiras que nos contam sobre a vida adulta
1. Os amigos do terceirão são para sempre
Infelizmente, os BFFs (Best Friends Forever) não duram para sempre – pelo menos, não a maioria deles. Na passagem da adolescência e em toda a vida adulta, nossos gostos, hábitos e jeitos mudam o tempo todo, principalmente se mudamos de cidade. Os ciclos sociais se alteram e são acrescentados, e é natural nos aproximarmos mais de algumas pessoas e nos afastarmos de outras.
Uma galera consegue manter o grupão de amigos do Ensino Médio, mas a grande maioria encontra dificuldade de manter contato com todos no meio de responsabilidades profissionais e emocionais que ‘ser adulto’ exige. E tá tudo bem! É um processo natural que acontece com a maior parte das pessoas e que te mostra, com o tempo, quem são os amigos que realmente seguirão com você para sempre, aqueles que, independente da circunstância ou da distância, estarão por perto. Dica: eles valem ouro!
2. O trabalho dos sonhos está logo ali
O caminho de tijolos amarelos não é tão curto e simples quanto nos pintaram durante a infância. Apenas ‘querer’ e ‘tentar’ pode não ser suficiente por diversos fatores, que vão desde falta de condições para lutar, desigualdade na competição, falta de capacitação adequada ou até tempo para aprimorar suas habilidades e tentar a vaga dos sonhos.
O mundo dos adultos não é justo, as chances não são igualitárias e, infelizmente, ter uma ‘conexão’ dentro da empresa/emprego dos sonhos ainda é um fator decisivo na contratação. Querer e sonhar não são o bastante e você pode se frustrar muito no caminho. Isso não significa que você deva abrir mão de tudo, mas é importante ter noção que seu sonho não necessariamente está a uma esquina de distância. Às vezes, você vai precisar se dedicar mais e passar por caminhos que jamais imaginou para chegar aonde almeja.
3. Na metade da vida adulta já teremos carro ou casa própria
Há algum tempo, essa era a realidade e o maior objetivo de vida de muitos adultos. Mas, hoje, conquistar a casa e o carro próprio antes dos 30 é uma tarefa quase impossível para uma galera por aí. Seja pela moeda desvalorizada, pelo encarecimento das coisas, seja por esses itens não serem mais o principal objetivo do adulto de hoje, o fato é que podemos contar nos dedos quantas pessoas nessa faixa etária conseguiram de forma plena adquirir esses bens. Se esse é seu sonho, saiba que será preciso muito planejamento e dedicação para alcançá-lo, e talvez não no tempo que você espera.
4. Erros são o fim do mundo
Provavelmente a maior mentira que já nos contaram. Sabe aquele erro que você cometeu aos 16 anos? Pode ser que, com 26, você nem se lembre mais dele. A medida que o tempo passa fica mais claro como coisas que eram muito importante para você agora não são mais; e os erros entram nessa categoria. Errar não é um ponto final na sua história, é só um ponto e vírgula que indica um momento específico que será superado.
Quanto menos você se agarrar e se culpar por esses momentos, mais fácil será lidar com eles e deixá-los no passado.
5. Morar sozinha é sinônimo de paz, sossego e menos trabalho
Quando nos contam essa mentira, esquecem do fator responsabilidades. Morar sozinho é um passo gigantesco na independência e é um momento importante para geral, mas precisamos alertar de que não é completamente sinônimo de paz. Além de precisar pagar o aluguel e contas, você também vai precisar lidar com vizinhos, porteiros, síndicos, além de cuidar da manutenção da casa (trocar uma lâmpada, arrumar o chuveiro e lidar com quedas de energias são problemas que você, provavelmente, terá que lidar).
Claro que nenhum desses pontos tira o brilho e a alegria de ter o seu próprio espaço, do jeito que você deseja, mas é importante ter conhecimento deles para não haver muita frustração ou desespero quando as coisas desandarem um pouco. Ah, também é sempre importante lembrar que nada na vida será perfeito.
6. Tudo precisa ser feito para ontem
As redes sociais potencializaram ainda mais a ideia falsa de que você precisa realizar e viver tudo para ontem. Casar, construir uma família, comprar uma casa, um carro, ter uma carreira estável antes dos 30: quantas pessoas você conhece sonham com isso e quantas estão perto de conseguir?
A verdade é que este relógio que nos causa ansiedade está programado para uma vida, que você não consegue viver, na velocidade dois. Pode parecer história, mas as coisas acontecem no tempo que precisam acontecer e, se você não aproveitar a vida enquanto ela acontece, vai se arrepender profundamente depois. Que graça tem passar anos correndo atrás de uma meta inalcançável, enquanto não consegue estar presente com os amigos, com a família, com relações amorosas ou consigo mesmo?
7. Ser adulto é ser 100% livre e fazer o que quiser, quando quiser
Certo… Mas e as responsabilidades? Você até pode fazer tudo o que quiser e quando quiser, mas saiba que as consequências também virão, sem falta. A vida adulta é uma mistura de querer fazer de tudo, mas lembrar das contas, dos afazeres e das responsabilidades que caminham junto com a vontade de ser livre.
Em algum momento, você vai perceber que o que para você era sinônimo de liberdade não é mais. Ter noção dos limites, do que te faz bem e o que não faz é ser livre de forma plena, sabendo que, se você ultrapassa a linha da sensatez, algo irá acontecer em consequência (e às vezes, tá tudo bem). O importante é entender esse movimento e aceitar o que está ao seu alcance para ser você.
8. Na vida adulta, as pessoas são maduras
Quem dera fosse! Entretanto, idade não representa maturidade e o que mais tem por ai são adultos com idade mental de um adolescente. Não caia nesse papo furado e tenha isso em mente sempre que não entender comportamentos infantis ou juvenis em adultos: eles só não são maduros ainda.