Mais uma vez, o governo de Jair Bolsonaro criticou o ativismo de Leonardo DiCaprio nas redes sociais. O ator, que tem uma fundação em prol do meio-ambiente e é um dos que mais ajuda a combater as mudanças climáticas e a salvar a natureza, postou na noite da última quarta-feira (9/9), um vídeo mostrando que a Floresta Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, está em estado de emergência. Na postagem, DiCaprio usou hashtags contrárias ao governo Bolsonaro, como #BolsonaroOuAmazônia. O tuíte não foi bem recebido por Ricardo Salles, ministro do Meio-Ambiente, que, de novo, arrumou briga com o ator nas redes sociais.
#DefundBolsonaro #AmazonOrBolsonaro #WhichSideAreYouOn https://t.co/Q1DtSSrhzg
— Leonardo DiCaprio (@LeoDiCaprio) September 9, 2020
“Você vai colocar seu dinheiro onde sua boca está?”, escreveu Salles no Twitter. O ministro ainda marcou Leonardo DiCaprio na publicação e perguntou se ele contribuiria com o programa “Adote Um Parque”, que conta com a ajuda do financiamento de empresas estrangeiras para salvar 132 unidades de preservação da Amazônia.
Dear @LeoDiCaprio Brazil is launching “Adopt1Park” preservation project which allows you or any other company or individual to pick one of the 132 Parks in the Amazon and directly sponsor it at 10 Euros per hectare per year. Are you going to put your money where your mouth is? https://t.co/VMG817oUX8
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) September 10, 2020
Como se não bastasse, Ricardo Salles aproveitou a deixa para postar um vídeo que recebeu, creditado à Associação de Criadores do Pará, para mostrar que a Amazônia não está queimando. O problema, ou, no caso, mais um deles, é que o vídeo mostra imagens do mico-leão-dourado, espécie exclusiva da Mata Atlântica. Teria Salles recebido o vídeo no ~grupo do zap~ e compartilhado uma fake news? Não seria a primeira vez…
Recebi este vídeo, “Amazônia não está queimando” … pic.twitter.com/l6iG0uGhhU
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) September 9, 2020
Nas redes sociais, pessoas se manifestam contra os recentes pronunciamentos do ministro. “Postagem infeliz e irresponsável. Os dados do INPE apontam para mais de 10 mil focos de calor só nos oito primeiros dias de setembro”, disse a gerente ambiental Cristiane Mazzetti. “Que feio! Passando a responsabilidade do problema para outra pessoa”, escreveu outro usuário, fazendo referência ao tuíte de Salles direcionado ao ator hollywoodiano.