A noite do último domingo, 8, foi marcante para a história do Miss Universo, que elegeu Zozibini Tunzi, da África do Sul, como a mulher mais bonita do mundo. Desde 2011 que uma negra não vencia o concurso. Naquele ano, quem levou a coroa foi a angolana Leila Lopes.

Aos 26 anos, Zozibini fez um discurso representativo na competição, dizendo que ela cresceu em um mundo onde mulheres como ela, com sua cor de pele e seu cabelo, nunca foram consideradas bonitas. “Isso acaba hoje!”, disse. A Miss Universo também disse que quer que meninas negras se vejam refletidas nela. A fala da sul africana mostra o quão representativa é a coroa que ela recebeu.
Em um evento realizado após o evento, Tunzi fez outras pontuações bastante relevantes e que promovem a reflexão. “A sociedade foi programada durante muito tempo para não ver a beleza negra, mas agora estamos entrando em um tempo em que finalmente mulheres como eu podem saber que somos bonitas”, falou.
Para ela, a coroa representa uma missão maior: a de representar, como mulher negra e africana, a inclusão e a diversidade. Nas redes, a repercussão foi grande:
PERFEITA! 👑 https://t.co/YPNbSzS2UC
— IZA (@IzaReal) December 9, 2019
Pela PRIMEIRA vez na história, Miss America, Miss USA, Miss Teen USA, e Miss Universo são mulheres negras 🙌🏾 pic.twitter.com/KGH6iZbf25
— The Feminist Patronum (@tfeministp) December 9, 2019
Bom dia! Vocês já enalteceram a Miss Universo 2019 hoje? Não?
Zozibini Tunzi, da África do Sul, é nada menos que PERFEITA e essa conquista tem um significado tão, tão grande! ❤ pic.twitter.com/O3XIolJUcO
— Milena no parquetzin 🪽 (@estudamilena) December 9, 2019
sobre o miss universo:
tão feliz de saber que foi uma mulher negra, africana, de cabelo afro e curto foi nomeada a mulher mais bonita do universo.
vocês não estão entendo
A MAIS BONITA DO UNIVERSO
isso é tão importante e satisfatório
A MULHER MAIS BONITA DO UNIVERSO É NEGRA
— TOM FILHO (@prazertom) December 9, 2019
Contemplem a beleza da Miss Universo 2019. Zozibini Tunzi, South África 💖#MissUniverse2019 https://t.co/cXaz032BS1
— Africanize (@africanize_) December 9, 2019