Esta não é uma matéria tendenciosa. Apenas estamos apresentando fatos que foram disponibilizados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). E contra fatos não há argumentos, certo? Então, vamos à curiosidade mais girl power do Enem 2018. Há!
Das 55 redações nota 1000 do exame nacional, 42 foram redigidas por mulheres e 13, por homens. Isso significa que 76% dos melhores textos do Enem foram escritos por pessoas do sexo feminino – e em um mundo em que escritores ainda dominam listas obrigatórias de leituras, isso é um feito e tanto!
De onde são esses candidatos notal 1000? Rio de Janeiro e Minas Gerais aparecem empatados em primeiro lugar no levantamento do Inep. Ceará vem logo em seguida, seguido por São Paulo e Distrito Federal. Sergipe e Piauí também marcam presença na lista, chamando a atenção para a boa colocação dos estudantes do Nordeste.
Apesar das boas notícias, que podem afrontar o senso comum em diversos momentos, outra surpreende por mostrar algo que não foge do “esperado”: a profunda desigualdade social brasileira. 1 a cada 4 alunos que foram melhores colocados no Enem são de classe média, sendo que somente 1 a cada 600 são de classe baixa. A educação ainda é uma barreira no Brasil e só será possível quebrá-la aos poucos com muito investimento.