ocê sabia que nesta sexta-feira, 19 de abril, é comemorado o Dia dos Povos Indígenas? Nesta data, além de celebrar a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil, é importante lembrar da importância de buscar informação e conhecimento com quem mais sabe dessa história: os próprios indígenas. Só assim, com aprendizado, é possível ser aliado na luta indígena por mais respeito as suas culturas e seus direitos.
Separamos 7 indicações para você que quer se aventurar na literatura indígena! E já adiantamos: vale a pena, viu?
1. A terra dos mil povos: História Indígena do Brasil Contada por um índio
O livro foi escrito por Kaká Werá Jecupé, indígena de origem tapuia. Ele é escritor, ambientalista, conferencista e fundador do Instituto Arapoty, uma organização voltada para a difusão dos valores sagrados e éticos da cultura indígena.
‘A terra dos mil povos’ carrega uma bagagem étnica e cultural extensa, fundamental para que para que se entenda o ponto de vista dos povos originários.
2. Ideias para adiar o fim do mundo
Em ‘Ideias para adiar o fim do mundo’, o líder indígena Ailton Krenak levanta a reflexão sobre a humanidade não estar separada da natureza. Levando em consideração que nasceu na região do vale do rio Doce, área muito afetada pela extração mineira, o autor nos convida a pensar sobre a importância de cuidar dos nossos espaços, sem colocar o ser humano como superior aos outros seres e a natureza.
3. Vozes Ancestrais: Dez Contos Indígenas
O autor Daniel Munduruku procurou reafirmar neste livro o que costuma dizer: “Escrevo para me manter ‘índio'”. Em ‘Vozes Ancestrais’, ele reúne diversas histórias de dez povos indígenas. Com certeza essa leitura será uma imersão cultural!
4. Crônicas Indígenas Para Rir e Refletir na Escola
Apesar do nome, e de realmente ser um título incrível para se trabalhar em sala de aula, essa é uma leitura válida para todos. Na obra ‘Crônicas Indígenas Para Rir e Refletir na Escola’, o autor Daniel Munduruku busca tratar de maneira didática e descontraída, pautas muito importantes para o ativismo indígena, como a troca da palavra “índio” por indígena.
5. A queda do céu – Relatos de um xamã Yanomami
Essa é basicamente uma obra autobiográfica que escancara a luta do povo Yanomami e um grito de ajuda para a destruição da nossa floresta. Com a leitura de ‘A queda do céu’ é possível entender a importância de se juntar e ser aliado da causa!
6. Contos da floresta
‘Contos da floresta’ é mais uma leitura para você que quer imergir na cultura do povo indígena. O livro reúne mitos e lendas dos Maraguá, que inclusive, são conhecidos na região do Baixo-Amazonas como “o povo das histórias de assombração”. Demais né?
7. O som do rugido da onça
Diferente dos outros atores citados até agora, Micheliny Verunschk é uma autora branca, mas sua obra ‘O som do rugido da onça’ ganhou o prêmio Jabuti de 2022 e conta a história de Iñe-e e Juri, duas crianças arrancadas de sua terra natal.
*As vendas realizadas através dos links neste conteúdo podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.