Olha, 2022, você está chegando ao fim e não queremos ser injustos com você. Rolou muita coisa boa, é verdade, mas também rolou muita coisa ruim. Normal, né? Para alguns o ano foi mais puxado, para outros menos, mas a real é que, no quesito feriado, as coisas foram beeeem capengas. (risos nervosos)
Neste ano, por exemplo, grande parte caiu de quarta-feira ou de final de semana, impossibilitando as tão sonhadas emendas. Mas 2023 mal chegou e já promete entregar TU-DO!
No próximo ano, teremos ao menos seis possibilidades de feriados prolongados, com as datas comemorativas caindo de segunda ou sexta-feira. Além disso, teremos três datas que cairão de quinta, o que, para muita gente, também pode indicar a possibilidade de um feriadão na área.
Confira a seguir a lista de feriados nacionais, ou seja, previstos em lei federal e que valem para o Brasil todo:
- 1º de janeiro (Confraternização Universal): domingo
- 7 de abril (Paixão de Cristo): sexta-feira santa
- 21 de abril (Tiradentes): sexta-feira
- 1º de maio (Dia Mundial do Trabalho): segunda-feira
- 7 de setembro (Independência do Brasil): quinta-feira
- 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida/Dia das Crianças): quinta-feira
- 2 de novembro (Finados): quinta-feira
- 15 de novembro (Proclamação da República): quarta-feira
- 25 de dezembro (Natal): segunda-feira
Agora, veja a lista de pontos facultativos, que varia de região para região:
- 20 e 21 de fevereiro (Carnaval): segunda-feira
- 22 de fevereiro: quarta-feira de cinzas
- 8 e 9 de junho (Corpus Christi): quinta e sexta-feira
- 28 de outubro (Dia do Servidor Público): sábado
Pois é, apesar do dia 1º de janeiro cair em um domingo, o que indica que muita gente já pega no batente no dia seguinte – quando consegue garantir uma folga -, 2023 promete ser bem mais generoso no quesito feriado do que foi 2022. Ah! E ainda tem o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), que, no ano que vem, cai em uma segunda-feira. Apesar de não ser feriado nacional nem ponto facultativo, ficando à mercê de leis municipais ou estaduais, muitas localidades celebram a data, como é o caso de São Paulo. Logo, mais uma emenda de feriadinho pra conta!