Tem saudade boa e saudade ruim. Tem saudade que passa e que fica. Tem saudade que permanece igual e que evolui, que muda. Tem saudade de tudo o que é jeito. Tem gente que sente saudade até do que não viveu! “Saudade é a dor de uma ausência que temos prazer em sentir”, é o que a Revista Língua Portuguesa diz que a palavra significa. Quais são as suas saudades?
Nesta quinta-feira, 30, Dia da Saudade, listamos 15 frases e trechos musicais escritos por artistas brasileiros que resumem bem os diferentes tipos de saudade que podemos sentir.
1. “Não importa a distância que nos separa, se há um céu que nos une.”
Carlos Drummond de Andrade
2. “A saudade é como a gripe: de noite, piora bastante.”
Pedro Pondé
3. “E a gente lembra. E já não dói mais. Mas dá saudade.”
Caio Fernando Abreu
4. “Cada saudade tem um porquê. E um por quem.”
Renato Russo
5. “Que a saudade é o pior tormento, é pior do que o esquecimento, é pior do que se entrevar.”
Chico Buarque
6. “Que a tristeza te convença que a saudade não compensa e que a ausência não dá paz.”
Vinicius de Moraes
7. “Sinto saudades dos livros que li e que me fizeram viajar. Sinto saudades dos discos que ouvi e que me fizeram sonhar. Sinto saudades das coisas que vivi e das que deixei passar, sem curtir na totalidade.”
Clarice Lispector
8. “Se quiser plantar saudade, escalde bem a semente. Plante num lugar bem seco, onde o sol seja bem quente. Pois se plantar no molhado, quando crescer, mata a gente.”
Antônio Pereira
9. “Eu vivo tão sozinho de saudade.”
Marcelo Camelo
10. “Esta saudade triste que não tem mais fim, resto de saudade em mim. Mas a culpa é toda minha. Quem mandou meu coração ver o mundo indiferente?”
Capiba
11. “Quem dera a saudade que agora sinto, da ausência de um alguém, fosse ilusão e, a mim, e de mim apenas, uma invenção.”
Luciano Spagnol
12. “E, que ao tocar do sino, esta lembrança resgatasse um fiozinho de esperança, pra este amor que tombou dilacerado.”
Iverson Carneiro
13. “A casa da saudade é o vazio. O acaso da saudade, fogo frio. Quem foge da saudade, preso por um fio, se afoga em outras águas, mas do mesmo rio.”
Chico César e Moska
14. “Não adianta fingir que não sente. Gente sente tudo! Gente tem que se envolver! A gente é emoção.”
Alexandre Nero
15. “Se um dia você se lembrar, escreva uma carta pra mim. Bote logo no correio com frases dizendo assim: ‘faz tempo que eu não te vejo. Quero matar meu desejo. Te mando um monte de beijo. Ai, que saudade sem fim!”
Vital Farias