Definir o formato da sua festa é o primeiro passo no planejamento do evento. Vai ser uma balada de aniversário ou um baile tradicional?
Entenda as diferenças entre cada estilo:
Festa tradicional
Em geral, os convidados são recepcionados pela debutante e seus pais e seguem para um coquetel. Já no meio da noite é servido o jantar e tem início o cerimonial, com a valsa, as homenagens e os parabéns.
A debutante abre a pista de dança com uma coreografia especial ou com uma entrada triunfal com a roupa de balada. A partir deste momento, a pista de dança torna-se o ponto alto da noite – e, muitas vezes, a balada só termina quando o dia amanhece.
Balada
Normalmente, no formato balada não há uma recepção formal. Os convidados podem ser recepcionados por uma equipe de atores ou por uma intervenção artística que tenha relação com o tema escolhido. A festa pode contar com várias atrações musicais, bandas ou DJs.
O jantar tradicional dá lugar a um coquetel mais informal e descontraído, com finger foods e petiscos que dispensem o uso de talheres. É interessante montar também ilhas de lanches para que os convidados belisquem durante a noite toda, sempre que bater uma fominha. Vale apostar em crepes, hambúrgueres, pizzas, sushis e temakis, por exemplo. É comum a debutante incluir também uma valsa na programação da noite, mas o cerimonial é bem curto e sem longas homenagens.
Os dois formatos têm muitas adeptas e sempre rendem festas incríveis. É importante deixar claro que não há regras absolutas. Você pode criar seu próprio cerimonial e balada, mesclando o que acha melhor de cada estilo.
Que estilo combina mais com você?