Planejar uma festa de 15 anos é viver a realização de um sonho – mas, infelizmente, às vezes o sonho se torna um verdadeiro pesadelo. Isso porque a falta de planejamento, o orçamento ultrapassado ou a vontade de fazer tudo sozinha pode transformar a experiência em algo muito desgastante.
Para garantir que tudo saia do jeitinho que você planejou é importante evitar alguns errinhos simples. Vem ver!
1. Não economizar
Não se engane: até as menores festas exigem planejamento financeiro. E um dos principais erros de muitas debutantes é não economizar. Se você já está sonhando com sua festa, comece a guardar uma grana! Não espere que seus pais assumam tudo. Você pode ajudar – BASTANTE – poupando sua mesada, vendendo na internet as roupas que não usa mais… Use a criatividade para encher seu cofrinho.
2. Não colocar a mão na massa
Se a grana está curta, prepare o que puder com as próprias mãos. Lembrancinhas, enfeites para as mesas dos convidados, cantinho de fotos e até docinhos podem ser feitos por você.
3. Não envolver a família e os amigos
Não pense que dá para organizar uma festa inteira sozinha. Neste momento, toda ajuda será muito bem-vinda. Convoque as amigas para te auxiliar na preparação dos detalhes, peça ajuda para suas tias e avós para organizar tudo no dia da festa e não tenha medo de envolver as pessoas de sua confiança.
4. Não planejar com antecedência
Deixar para resolver tudo em cima da hora é um dos erros que detonam o planejamento da sua festa. Quanto menor for o prazo, mais difícil será negociar bons descontos com os fornecedores. O ideal é dar início aos preparativos com uma antecedência mínima de 12 meses. Planeje-se!
5. Não pesquisar
Fechar com o primeiro fornecedor nem sempre pode ser uma boa ideia. Pesquise muito, peça referências para outras debutantes e compare orçamentos até encontrar um fornecedor que caiba no seu bolso e que possa realizar o seu sonho.
Quer ver sua festa aqui na CH? Mande um e-mail para capricho@abril.com.br!