10 filmes com protagonistas negros que todo mundo deveria assistir
A Bia, da Galera CH, separou uma lista muito legal, com várias indicações! Já pega a pipoca
Oii, galera! Tudo bem? Aqui é a Beatriz Ferreira, da Galera Capricho! Hoje eu vim fazer uma lista de indicações mais do que especial. Não é novidade dizer que o protagonismo negro vem ganhando cada vez mais espaço. Nas mais diversas cenas artísticas, seja no universo cinematográfico, na musica ou do entretenimento em geral. Representatividade importa e é necessária sim!
Pensando nisso, listei 10 produções protagonizadas por atores negros que, além de ressaltarem tópicos importantes como racismo e machismo, também esbanjam autenticidade e muita inspiração. Bora lá?
1. Medida Provisória
Dirigido por Lázaro Ramos, Medida Provisória tem Taís Araújo e Alfred Enoch como seus protagonistas. Na obra futurística, o governo brasileiro decreta uma medida provisória em que as pessoas negras devem migrar para o continente africano, sob a justificativa de reparação histórica e retorno às origens.
2. A Mulher Rei
Estrelado por Viola Davis, esse filme que é cheio de ação e aventura, traz a história de Nanisca, a líder das guerreiras Agojie, um grupo de mulheres que defendem o rei e o reino de Daomé, que se encontra na África.
3. Olá, Adeus e Tudo Mais
Em Olá, Adeus e Tudo Mais, Aidan e Claire fazem um pacto de relacionamento no qual afirmam que irão terminar o namoro antes da faculdade. Porém, na última noite como casal, eles entram em conflitos questionando se o amor do ensino médio deve durar a eternidade.
4. Tudo e Todas As Coisas
Imagina se apaixonar pelo seu novo vizinho e viver com ele as mais diversas aventuras, incluindo uma viagem secreta ao Havaí? Demais, né?! Acontece que alguns empecilhos insistem em complicar a vida de vocês, você por exemplo, não pode sair de casa. Esse é o contexto do filme Tudo e Todas As Coisas, um romance bem levinho e com a dose certa de um bom drama.
5. Amor de Aluguel
Alvin, um garoto inteligente que trabalha como limpador de piscinas, e tem um alto conhecimento sobre automóveis, possui o desejo de ser popular em seu colégio, mas está longe disso acontecer. Porém, quando Paris, uma das garotas mais conhecidas pela escola e filha de um dos seus patrões, bate o carro, Alvin oferece ajuda em troca de uma mentirinha: que Paris finja ser sua namorada para que assim ele consiga ganhar a popularidade tão desejada. Eita, será que isso vai dar certo?
6. Nós
Esse suspense conta a história de Adelaide, uma mulher que guarda um segredo macabro sobre sua infância. Tudo começa quando ela e sua família vão passar um final de semana na praia e assim aproveitar o local que é ensolarado e repleto de brinquedos de parques de diversão, mas a chegada de um misterioso grupo faz com que Adelaide, seus filhos e marido sejam reféns de seres com aparências iguais as suas.
7. O Ódio que Você Semeia
Starr Carter uma garota negra de dezesseis anos que se depara com o assassinato de seu melhor amigo, por um policial branco. Por ter sido a única presenciar o crime, é forçada a testemunhar sobre o que viu. Mesmo sofrendo diversas ameaças e chantagens, Starr está disposta a dizer a verdade, custe o que custar.
8. Missão Presente de Natal
Essa comédia romântica com clima natalino é bem leve e ótima para assistir em dias descontraídos. O filme traz a história de uma assistente parlamentar que quer fechar uma base militar, já que o governo americano deseja cortar custos. Em visita ao local, ela conhece o capitão que está disposto a tudo para manter a base aberta, especialmente por liderar um projeto que entrega presentes e suprimentos para moradores das ilhas vizinhas durante as festividades natalinas.
9. O Sol também é uma estrela
Natasha é uma típica jovem que não acredita em destino e coincidências. Bom, essa história muda no dia em que ela encontra Daniel, um jovem que decide convencê-la a acreditar que o encontro inesperado foi obra do destino.
10. Infiltrado na Klan
Ron Stallworth é um policial negro do Colorado que consegue infiltrar-se na Ku Klux Klan, uma organização racista e terrorista que surgiu nos Estados Unidos na segunda metade do século XIX. Ele se comunicava com membros do grupo através de cartas e telefonemas e, depois de meses de investigação, Ron se torna líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de ataques e linchamentos orquestrados pelos racistas.
E aí, bora fazer maratona?