Você já deve ter ouvido falar nos xampus “bomba” com efeito antiqueda que prometem um visual digno de Rapunzel em pouco tempo, né? Mas será que eles funcionam mesmo e podem ser a solução para quem sofre com queda de cabelo? A CAPRICHO conversou com a tricologista Dra. Ana Carina Junqueira e o hairstylist Nill Vale a fim de entender melhor as promessas e os mitos por trás desse produto que tem um enorme sucesso no mercado da beleza.
A fórmula do xampu bomba
Nill Vale conta que a maioria dos xampus “bomba” possuem vitaminas, óleo de rícino, argan, babosa e óleo de coco em sua composição. “Algumas dessas substâncias realmente são benéficas aos fios. No entanto, quando usadas em composições químicas podem afetar o cabelo e o couro cabeludo com agressividade, tornando, assim, o resultado indesejado. Ao invés de crescer, o cabelo pode quebrar, desidratar e até mesmo enfraquecer”, alerta. Por isso, se a queda de cabelo é uma questão para você, uma consulta personalizada no dermatologista é indispensável, tá?
Esse produto cumpre com o que promete?
A Dra. Ana Carina Junqueira afirma que não existe xampu ou tratamento milagroso. “O cabelo possui um ciclo capilar programado, que pode ser lento por tendência genética ou acelerado. Porém, não existe tratamento ‘mágico’ capaz de fazer um cabelo crescer significativamente em poucos dias.”
“O xampu pode conter ingredientes que penetrem na fibra capilar, deixando-a mais resistente, que reduzam o excesso de sebo do couro cabeludo ou mesmo que melhorem a circulação local, contribuindo para que o ciclo capilar funcione de forma adequada, ou seja, para que o fio não se solte precocemente e se desenvolva de um modo saudável. Mas diferenças em volume e densidade capilar levam meses para ocorrer e, apenas com o uso de xampus, são discretas“, completa a especialista.
Quem pode usar?
Esse tipo de xampu funciona para todos os tipos de cabelo, só é importante você ter em mente que, em casos mais graves de queda dos fios, nada substitui um tratamento personalizado com acompanhamento médico. “Os problemas de queda de cabelo costumam ser complexos, podendo variar de origem autoimune a quedas reacionais ou afinamento genético, requerendo, portanto, medidas mais específicas”, declara a Dra. Ana Carina Junqueira.
Outros cuidados
Para um crescimento saudável do cabelo, a tricologista ainda recomenda outras medidas no dia a dia. “A lavagem frequente do couro cabeludo (diária ou em dias alternados), a alimentação saudável com fontes de proteínas e de antioxidantes naturais, como frutas e verduras, o controle do estresse com atividades físicas e meditação, a hidratação dos fios e evitar o excesso de químicas, como alisamentos e uso de descolorastes.”
A dica do hairstylist Nill Vale é adquirir o hábito de fazer um cronograma capilar regrado, mantendo os fios saudáveis e hidratados, e evitar o uso exagerado de químicas. “Também indico o corte regular. A cada três meses, procure cortar pelo menos as pontinhas, para que o cabelo cresça de maneira correta e mais saudável ainda”, finaliza.
Quem colaborou nesta matéria: Dra. Ana Carina Junqueira, médica especializada em tricologia clínica e pesquisa; Nill Vale, hairstylist