Trend ‘Asoka Makeup’ impressiona, mas também pode ser problemática
'Challenge' impressionou todo mundo, mas também trouxe discussão sobre maior cobrança de mulheres não brancas.
TikTok virou um espaço para a ascensão de novas tendências e dicas de maquiagem nos últimos anos e, também, de muitas discussões sobre as próprias trends.
Desta vez, os vídeos virais do momento fazem parte da ‘Asoka Makeup‘, que reúne visuais inspirados no estilo de Bollywood, a indústria de cinema indiana. As trends constroem looks tradicionais e já superou mais de 200 milhões de visualizações, assim como uma discussão super importante sobre internet e exclusão.
@brownthing_ En tant qu’indienne je devais la faire #asokamakeup #indianmakeup #asoka 🇮🇳 Dc : @aidafitrizahra
“Por que você tem que ser uma ‘pessoa de cor’ excepcional para ser notada como uma mulher branca comum?”, questionou influenciadora indiana Sahana em um vídeo no TikTok.
Ela confessa que adora assistir aos vídeos desta trend e que, por um lado, ela traz mais visibilidade e reconhecimento para sua cultura, mas também chamou atenção para a cobrança que existe em mulheres não brancas (pessoas negras e asiáticas).
Ao som da música San Sanana, da cantora indiana Alka Yagnik, a trend ganhou esse nome por se inspirar no filme Asoka, lançado em 2001. A produção bollywoodiana é um drama histórico inspirado na vida do Imperador Asoka.
@_inlil Asoka makeup trend from Việt Nam #inlil #xuhuong #bienhinh #fyp
Agora, em 2024, ele também deu nome para a nova tendência de maquiagem que trouxe de volta os challenges, desafios que faziam sucesso na plataforma principalmente em 2020, durante a pandemia de Covid-19.
@mypawfectfamily Replying to @Potato idk, I think it’s just sad this is how much effort is required for a south asian beauty trend to go viral #asokatrend
As maquiagens trazem referências da cultura do sul da Ásia, mais especificamente das produções de noivas que são bem diferentes do que costumamos ver no Ocidente. Com mais cores e brilhos, as makes elaboradas chama atenção – mas nem todo mundo consegue ter estrutura para reproduzi-las fielmente.
@mypawfectfamily Replying to @Potato idk, I think it’s just sad this is how much effort is required for a south asian beauty trend to go viral #asokatrend
Fora a maquiagem elaborada, os vídeos da ‘Asoka Makeup’ são criados a partir de uma edição trabalhosa. Com muitas transições, takes diferentes do passo a passo e até uso de roupas tradicionais para compor o visual, alguns vídeos chegaram a atingir mais de 200 milhões de visualizações.
Podemos comparar essa febre com outras trends recentes, como a tomato girl e strawberry girl. Além destas apresentarem tutoriais mais simples, também entraram em polêmicas por serem consideradas excludentes.
@camilapudim Asoka makeup 🇮🇳 Versão Brasil 2 🇧🇷❤️ #asokamakeup #indiamakeup #makeuptransformation camila pudim India Makeup Ib: @ibra
Pensando nisso, a questão levantada por algumas criadoras é: por que mulheres não brancas precisam se esforçar muito mais para criarem conteúdos virais?