Continua após publicidade
Continua após publicidade

Skincare para iniciantes: entenda os cuidados básicos que a pele exige

Explicamos quais são os produtos principais que você deve usar na sua rotina

Por Sofia Duarte 10 ago 2022, 18h06

Você segue uma rotina de skincare definida e montada por um dermatologista para atender às suas necessidades específicas? Existem tantas informações sobre esse assunto e tantas novidades no mercado que, às vezes, podemos ficar confusas quanto à ordem dos produtos e aos passos fundamentais de cuidados com a pele. Pensando nisso, com a ajuda de especialistas, reunimos esses conhecimentos em um só lugar na intenção de deixar esse tema mais simples e acessível para você!

Skincare para iniciantes: dicas básicas que você precisa saber na hora de iniciar seus cuidados com a pele

Existe idade ideal para iniciar os cuidados com a pele?

Os cuidados devem ter início na infância, principalmente com o uso de protetor solar. Já em relação ao uso de dermocosméticos faciais, a recomendação da Anvisa é a partir dos 12 anos. Se antes disso houver desconfortos na pele e outras manifestações perceptíveis, consulte um dermatologista o quanto antes para tratar e prevenir os sintomas a longo prazo.

Garota cuidando da pele lavando o rosto com sabonete
Skincare Tenor/Reprodução

Quero começar a cuidar da minha pele. E agora?

Os passos básicos de uma rotina de skincare incluem a limpeza, hidratação e a proteção. Para escolher os produtos que melhor atendem às suas necessidades, a ajuda de um dermatologista faz toda a diferença na hora de conhecer o seu tipo de pele. “É necessário entender se a pele é oleosa, mista, normal ou seca, se ela tem alguma sensibilidade, poros dilatados, acne ou marcas de acne, se tem linhas de expressão, entre outras características”, afirma a gerente da La-Roche Posay Caroline Rodriguez.

Montando a rotina de skincare

Após identificar o seu tipo de pele, pode montar a rotina junto com seu médico. “É importante contar com um sabonete específico para o rosto e realizar a limpeza duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir. Pela manhã, ela remove as impurezas acumuladas durante o sono. Já à noite, elimina uma quantidade maior de sujeiras que se depositam ao longo do dia na epiderme, por isso pode ser benéfico complementar o processo com tônicos, loções e demaquilantes”, indica a Dra. Carla Presti, gerente médica da Mantecorp Skincare.

Se a sua pele for seca, opte por sabonetes que não provoquem um ressecamento em excesso, mas que também controlem o brilho. A principal recomendação é escolher produtos neutros. Caso seja oleosa, invista em sabonetes que são capazes de retirar resíduos, impurezas e desobstruir os poros, favorecendo a remoção de sebo e cravos.

Continua após a publicidade

Depois da limpeza, deve-se passar um creme hidratante, também específico para o rosto. “A hidratação é fundamental para a manutenção do brilho adequado da pele e diminuição de problemas como descamação, envelhecimento precoce, ressecamento, infecções e irritações. Além de cremes, vale beber ao menos dois litros de água por dia”, completa a Dra. Carla.

As especialistas ainda reforçam a importância do uso do protetor solar como último passo da rotina de cuidados durante o dia. Escolha um produto com, no mínimo, FPS 30 e aplique a quantidade recomendada para que ele entregue o fator de proteção prometido. Existem diversas opções no mercado que, além de proteger, ainda hidratam, previnem oleosidade, entre outros benefícios.

Se você tiver usando maquiagem, antes da limpeza deve também adicionar uma água micelar e um tônico ou, então, um cleansing oil. Os séruns, cremes para a área dos olhos, esfoliantes e máscaras faciais e outros produtos entram como um elemento extra na sua rotina de acordo com o que você precisa potencializar na sua pele – controle da oleosidade, efeito calmante, redução das olheiras, entre outros.

Shay Mitchell fazendo skincare
Shay Mitchell fazendo skincare Reprodução/Reprodução

Como perceber se os produtos estão fazendo efeito?

Atente-se aos benefícios prometidos pelo produto e ao tempo informado para a ação”, conta Caroline Rodriguez. Siga as instruções que vêm escritas no rótulo dos produtos, use-os com frequência e repare em como ficou a sua pele após o período indicado pela marca – alguns produtos prometem resultados visíveis em até 28 dias; outros, em até 90, por exemplo. E, claro, sempre use produtos prescritos por dermatologistas e que possuam estudos clínicos em relação à sua eficácia.

Continua após a publicidade

Você pode fazer esse acompanhamento ao lado do seu dermatologista, marcando um retorno após uma primeira consulta na qual foram definidos os produtos que te acompanhariam por um determinado período.

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas básicas e está pronta para aprofundar a rotina de skincare na sua próxima visita ao dermatologista?

Quem deu as informações: Caroline Rodriguez, gerente da marca La Roche-Posay; Dra. Carla Presti, gerente médica da Mantecorp Skincare

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.