O verão foi embora, as minissaias e os shortinhos cedem espaço para as calças, leggings e outras roupas mais pesadas e quentinhas, capazes de aquecer o corpo. Mas, apesar de ficarem menos expostas, a gente precisa continuar tratando das pernas com carinho e atenção, né?
Aliás, no outono e inverno é importante seguir alguns cuidados específicos para evitar que a região resseque, tornando-se áspera e até esbranquiçada. “As características típicas dessas estações, como a queda da umidade relativa do ar e das temperaturas, provocam a redução da produção das glândulas sebáceas, aumentando as chances da desidratação”, explica a dermatologista Juliana Neiva, do Rio de Janeiro.
A seguir, confira algumas dúvidas que costumam surgir nesta época do ano e adeque o seu ritual de beleza com a virada da estação.
1. Posso aproveitar as baixas temperaturas para tomar um banho quentinho e demorado?
A sugestão é optar pelo meio-termo. Apesar de ser uma delícia, a água quente elimina a camada protetora da pele, deixando-a ressecada, e muitas vezes provocando até coceiras e descamações. Além disso, exagerar no tempo do banho desperdiça um grande volume de água. Então, no outono e inverno vá de banho rápido e água morna.
2. Preciso me preocupar com a escolha do sabonete, mesmo hidratando a pele depois do banho?
Sim! A indicação é utilizar um sabonete mais cremoso, rico em agentes hidratantes em sua composição.
3. E aquelas buchas macias, estão liberadas durante o banho?
“Se quiser, utilize-as uma vez na semana. Esfregue com delicadeza e suavidade, apenas para retirar as células mortas”, aconselha a dermatologista Inaê Cavalcanti Marcondes Machado, de São Paulo.
4. E as pernocas… depilar ou não, já que ficarão escondidas?
Não existe certo e errado e essa escolha é cem por cento sua. Vale lembrar que, como nesta época do ano a pele tende a ficar mais sensível e ressecada, a dica é adotar um método de depilação que seja delicado com a sua pele. Por isso, use um aparelho com barras de gel, como o da linha Gillette Venus Spa, que forma uma camada protetora entre a pele e a lâmina, facilitando o deslizar, protegendo contra a irritação, e também hidratando. Garanta o seu aqui! #FazTodaADiferença.
5. Posso continuar esfoliando as minhas pernas mesmo nos dias mais frios?
Claro! A esfoliação, de uma a duas vezes por semana, ajuda a desencravar os pelos e a remover as células mortas que dificultam a absorção dos agentes hidratantes. A dermatologista Juliana Neiva ensina uma receitinha caseira específica para o período de frio: “Junte duas colheres (de sopa) de açúcar de coco, que tem alto poder hidratante, com duas colheres (de sopa) de mel e 1 colher (de sopa) de aveia. Misture e aplique nas pernas, fazendo movimentos circulares e suaves. Depois é só enxaguar”.
6. Quando e como devo fazer a aplicação do hidratante?
O creme corporal hidratante deve ser aplicado logo após o banho, já que a água morna ajuda a abrir os poros e facilita a absorção do produto. Durante esta época, escolha um produto mais espesso, com alta concentração de óleo na composição e maior poder de hidratação.
7. Quais áreas do corpo merecem atenção especial durante o outono e inverno?
Durante a temporada de baixas temperaturas, fique de olho na região dos joelhos e cotovelos. Essas áreas já têm a pele mais áspera e podem ressecar ainda mais com o frio. Por isso, hidrate-as duas vezes ao dia: depois do banho e antes de dormir. Atenção também ao ressecamento da sola dos pés, que merecem um ritual semanal: deixe-os de molho, de cinco a dez minutos, em uma bacia com água morna. Em seguida, faça uma massagem com um esfoliante específico para os pés. Enxague e aplique um hidratante rico em ingredientes emolientes, como as manteigas e os óleos essenciais, que deixam os pés lisinhos e macios!