Quais são os tipos de acne e os tratamentos indicados
Existem diferentes graus de acne e, portanto, cuidados específicos para cada um deles
Como a gente já sabe, as espinhas constituem uma lesão de pele muito comum na adolescência, a acne. Além de entender os motivos pelos quais elas podem aparecer nessa fase da vida, é importante saber que existem diferentes tipos de acne – e, portanto, diferentes tratamentos para cada um deles.
Antes de tudo, sempre vale lembrar que a acne deve ser cuidada, e não tratada como um grande pesadelo. Até porque nós somos muito mais do que a nossa pele, né? Para te ajudar nesse processo, é indispensável contar com o acompanhamento de um dermatologista da sua confiança!
TIPOS DE ACNE
A acne surge devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas. Quando os poros ficam entupidos e a oleosidade acumula, as bactérias podem entrar em contato causando uma inflamação. Para saber como cuidar da acne, primeiro precisamos reconhecer de qual grau ela é.
- Acne Grau I: são os cravos, sem lesões inflamatórias (conhecidas como espinhas);
- Acne Grau II: são os cravos e espinhas pequenas na pele, com pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (as pústulas);
- Acne Grau III: são os cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, dolorosas e bem inflamadas e avermelhadas (os cistos);
- Acne Grau IV: os cravos, espinhas pequenas e grandes lesões císticas, e possíveis cicatrizes irregulares resultando em deformidade da área afetada (acne conglobata).
TRATAMENTOS INDICADOS
Antes de tudo, consulte um dermatologista, médico especializado nos cuidados da pele. O auxílio de um profissional específico é fundamental, afinal, cada pele tem suas necessidades particulares. E quanto antes você buscar um tratamento, mais rápidos serão os resultados.
Em casos mais simples, uma rotina de skincare pode ser o suficiente para controlar e até eliminar as espinhas. Por mais que existam muitos produtos com diferentes funções, um sabonete, um hidratante e um protetor solar são os mais importantes na hora de montar um kit básico. Manter o rosto sempre limpo ajuda a não acumular bactérias, o que dificulta a inflamação. Em seguida, é necessário um produto que mantenha a hidratação da sua pele para não causar o efeito rebote, sabe? Existem fórmulas mais leves e que possuem um toque seco que costumam funcionar superbem em rostos oleosos.
E, para fechar a rotina, não pode faltar o protetor solar. Não é só na praia, mas no dia a dia, mesmo quanto está frio e até chovendo, viu? A radiação do sol é forte e, em contato com as espinhas, pode causar manchas e marquinhas. Lembre-se também de tirar a maquiagem antes de dormir e limpar o rosto com o sabonete depois do demaquilante! 😉
Manter os exames em dia vai te ajudar no tratamento, porque uma das causas da acne é o fator hormonal, e um simples exame de sangue pode detectar alguma variação. Atrelado a tudo isso, não se esqueça de beber bastante água, ter uma alimentação balanceada e o sono regulado. Parece besteira, mas a gente garante que não é!
Às vezes, a acne demanda tratamentos mais rigorosos que envolvem o uso de medicamentos orais, como antibióticos ou a isotretinoína, popularmente conhecida como roacutan. Isso somente seu médico dermatologista pode te receitar, ok?