A nova política do Pinterest acaba de aderir à neutralidade e aceitação corporal. Mas o que isso significa? A plataforma está fazendo história ao se tornar a primeira rede social a proibir todos os anúncios com texto e imagens relacionados à perda de peso.
De acordo com nota divulgada à imprensa, a regra passará a banir os seguintes conteúdos:
- Toda linguagem ou imagem sobre perda de peso;
- Qualquer testemunho sobre perda de peso ou produtos para emagrecimento;
- Qualquer linguagem ou imagem idealizando ou depreciando certos tipos de corpos;
- Referências a Índice de Massa Corporal (IMC) ou índices semelhantes;
- Qualquer produto que alegue facilitar a perda de peso ao ser usado ou aplicado sobre a pele.
Propagandas sobre produtos para perda de peso ou supressão de apetite, imagens de antes e depois da perda de peso, procedimentos como lipoaspiração e queima de gordura e body shaming já eram proibidos pela plataforma.
Ainda de acordo com o comunicado, anúncios que promovam estilos de vida e hábitos saudáveis e produtos para a boa forma serão permitidos, desde que não abordem a perda de peso.
As buscas no Pinterest pelas expressões “neutralidade corporal” e “citações de fim ao body shaming” aumentaram cinco vezes em comparação ao ano passado, segundo análise da própria plataforma. E as pesquisas por frases de aceitação corporal tiveram um aumento de sete vezes.
Deu para perceber que os movimentos antigordofóbicos, que ganham cada vez mais força na internet, estão sendo reconhecidos e promovendo mudanças efetivas na sociedade. Trata-se de um passo importantíssimo que pode evitar problemas graves de autoestima e até transtornos alimentares, uma vez que estamos falando de uma rede social que influencia milhões de meninas e mulheres ao redor do mundo.
Esperamos que essa iniciativa seja ampliada e chegue a outras redes sociais que consumimos diariamente!