Olimpíadas: Simone Biles dá melhor resposta para críticas sobre seu cabelo
"Da próxima vez que você quiser comentar sobre o cabelo de uma garota negra, não comente”, disse a atleta americana de ginástica artística
Até quando as mulheres vão precisar lidar com comentários sobre a sua aparência mesmo enquanto estão conquistando marcos incríveis? Simone Biles foi alvo de críticas na internet por não manter o cabelo ‘impecável’ durante a final olímpica de ginástica artística por equipes, que aconteceu na terça-feira (30). Diante de comentários nas redes sociais sobre seu ‘descuido’ com os fios, a atleta, que acaba de ganhar a medalha de ouro pela seleção americana nas Olimpíadas de Paris 2024, deu a melhor resposta possível.
Cansada, Simone Biles postou uma reposta em seus Stories do Instagram. “Não venha atrás de mim por causa do meu cabelo. Ele estava feito, mas o ônibus não tem ar condicionado e está cerca de 9 mil graus [Fahrenheit]”, escreveu ao mostrar um vídeo do caminho até a competição, no qual estava se refrescando com um mini ventilador portátil, em um dia que a temperatura ultrapassou os 40 graus na capital francesa.
Simone recebeu o ouro na ginástica artística por equipes e bateu o recorde de ginasta estadunidense com mais medalhas. Mas, apesar de fazer história sendo uma das melhores atletas em seu esporte, a pressão estética e a reprodução do racismo em cima de mulheres negras ainda grita com críticas na internet sobre a sua aparência.
“Da próxima vez que você quiser comentar sobre o cabelo de uma garota negra, não comente”, completou a atleta de 27 anos.
Infelizmente, não é a primeira vez que Simone Biles passa por essa situação. Em seu documentário, O Retorno de Simone Biles, disponível na Netflix, a atleta discorreu sobre o impacto das opiniões das pessoas na internet. “As pessoas ficam confortáveis demais comentando as coisas”, afirmou, “o padrão de beleza, tudo isso, é exagerado”.
Não podemos normalizar esse tipo de comentário para cima das mulheres. Simone Biles é um exemplo de como a pressão estética chega a ser irreal, insensível e insignificante, principalmente quando se trata de pessoas negras. Além de não existir nenhum problema com o cabelo dela, sua aparência não deveria ser mais importante que suas conquistas. 😉