Continua após publicidade
Continua após publicidade

Mito ou verdade: cortar as pontinhas faz o cabelo crescer mais rápido?

Será que essa dica realmente contribui para o projeto Rapunzel?

Por Da Redação Atualizado em 4 nov 2022, 14h27 - Publicado em 4 nov 2022, 14h27

Quem aí já ouviu falar que para o cabelo crescer mais rápido é necessário cortar as pontas com frequência? Se você está na missão do visual Rapunzel e quer saber se essa dica é realmente eficaz, sentimos em afirmar que, na verdade, o hábito não ajuda no crescimento dos fios.

O cabelo tem um crescimento que independe da quantidade de vezes que você passa a tesoura – que, normalmente é de cerca de um centímetro por mês. As pontas são um tecido morto e sua retirada não influencia em nada na parte dos fios responsável pelo crescimento, no caso, o bulbo, que fica lá na raiz.

 

No entanto, o corte, principalmente quando há pontas duplas, melhora sim a aparência dos fios. Depois da ida ao salão, é normal termos a impressão de que o cabelo está mais encorpado e sedoso. Afinal, tiramos a parte mais ressecada e ~ralinha~ dele.

Gif de Rapunzel pendurada em seu próprio cabelo
Rapunzel GIF/Reprodução
Continua após a publicidade

Caso você esteja deixando o cabelo crescer, o segredo é investir em hidratação e nutrição, que não vão fazer os fios crescerem, mas vão deixá-los mais fortes para que isso aconteça de maneira saudável, além de evitar a quebra. O mesmo vale para os chamados “xampus bomba“, que provavelmente não vão fazer com que os fios cresçam mais rápido, mas podem, sim, cuidar do couro cabeludo e, dessa forma, conseguir uma melhor resposta do folículo piloso para que o cabelo cresça de forma natural sem nenhum problema.

É importante frisar que o crescimento do cabelo depende de fatores internos e externos. Taxas hormonais e de vitaminas equilibradas, além de uma alimentação balanceada (incluindo verduras, legumes e proteínas), são exemplos de agentes internos que influenciam esse processo. Já os externos dependem dos produtos escolhidos, pensando nos ativos que a fórmula oferece, e também do que os seus fios precisam – uma dica para entender isso é fazer um cronograma capilar.

A atriz China Anne McClain fazendo bico com os lábios e passando a mão em seu cabelo crespo em um gesto de dar volume
China Anne McClain GIF/Tenor/Reprodução
Continua após a publicidade

Portanto, caso você observe um problema de crescimento dos fios que não foi resolvido com a ajuda de produtos capilares, vale procurar um dermatologista, que, dependendo do caso, poderá indicar tratamentos específicos.

Quem deu as informações: Daniel Shapiro, cabeleireiro embaixador de Redken; Thauany Oliviera, especialista de produtos da marca Widi Care.

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.