O TikTok se transformou na rede social queridinha dos amantes de maquiagem ao redor do mundo, seja para trocar dicas, gravar tutoriais ou até dar opiniões sobre os produtos que estão bombando. A polêmica do momento é o novo lançamento da marca estadunidense Youthforia, que lançou uma base ‘preta’ como se fosse para pele retinta.
Depois de ser criticada, em vídeos na plataforma, pela falta de tons escuros para pessoas negras, a marca decidiu ampliar a cartela de cores do produto. No entanto, o novo lançamento da Youthforia foi de uma base totalmente preta, até a composição mostrava que havia apenas pigmento preto, como uma tinta.
@awuoimatiop0 Don’t they understand that we have undertones?? #youthforia #darkskinmakeup
A influenciadora Golloria George, conhecida no TikTok por testar a cor mais escura de base de cada marca, foi uma das pessoas a chamar atenção no primeiro momento. Já com o novo lançamento, ela começa o vídeo comparando a base com uma tinta preta, passando cada uma de um lado do rosto. “De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?”, questionou.
@golloria the darkest shade of the youthforia date night foundation.
Assim como qualquer outra tonalidade, as bases para pele retinta, como foi vendido o produto, precisam de subtons e construção da cor. “O que queremos dizer é para vocês pegarem os marrons que já fizeram e criarem tons de base. Façam o que for necessário no laboratório para que seja um tom de marrom mais escuro”, completou Golloria.
A base ter apenas o pigmento preto em sua composição soou como um deboche para Tássio Santos, maquiador e jornalista de beleza. Em vídeo no Instagram, ele expôs a composição: “Só tem pigmento preto, sem subtom alguém, é pigmento puro.” Mesmo que fosse misturada com algum outro produto, uma base totalmente preta só serviria como tinta, afinal, o preto acinzenta e não tem dimensão alguma.
“Diversidade falsificada” é o termo usado por Tássio ao fazer referência ao próprio livro, Tem minha cor?, que discute o racismo cosmético. O maquiador ainda comparou as fotos do modelo no site com a imagem da influenciadora testando a base e chamou atenção alegando não ser o mesmo produto e que poderia estar enganando o consumidor.
A base Date Night Skin Tint Serum Foundation na cor 600 ainda está a venda pelo site da Youthforia por 48 dólares, aproximadamente 245 reais.