Maquiador “transforma” mulher branca em negra e gera polêmica
As pessoas o acusaram de fazer blackface

Dias atrás, o maquiador por trás do perfil de Instagram @paintdatface, que vive em Los Angeles, resolveu compartilhar a imagem abaixo na rede social. Nela, uma garota loira e de olhos azuis se “transforma” em uma negra. O post gerou muita polêmica e acabou sendo apagado depois.

Na legenda, ele já deixou um aviso dizendo que, por ser artista e visionário, às vezes fica entediado de ver sempre os mesmos looks por aí. “Esta é uma transformação que esperei um tempo para compartilhar, pois tive medo de que as pessoas fizessem disso um escândalo racial contra mim. ISSO NÃO É SOBRE MUDANÇA RACIAL. Isso é sobre uma mulher reconhecendo, abraçando e celebrando a beleza da cultura de outra mulher”, escreveu. Ele ainda disse acreditar que, hoje em dia, a sociedade procura qualquer razão para para fazer protestos “lutando CONTRA algo, em vez de lutar POR algo”.
O texto, obviamente, não serviu de justificativa para a galera da internet, que o acusou de fazer blackface (quando um branco pinta o rosto para interpretar um negro. A prática, que surgiu no teatro americano séculos atrás, era usada para os negros fossem representados de modo caricatural. Atualmente, ela continua sendo extremamente ofensiva e preconceituosa).
Embora a imagem tenha sido deletada, a discussão continuou no Twitter:
“Então não é blackface quando é maquiagem?”
https://twitter.com/melaningirlll/status/868657860351111168
“1) É blackface 2) Mulheres negras não são fantasias divertidas para você experimentar 3) O artista deveria ter usado uma modelo negra se eles quisessem fazer isso.”
1) it's blackface 2) black women are not fun costumes you can try on 3) the artist should have used a black model if they wanted to do this
— Uppity African 🍉 (@naledimashishi) May 28, 2017
E, então, o maquiador resolveu responder as críticas. No Instagram, ele disse que as pessoas não entenderam a mensagem e que deletou a imagem não porque viu algo errado nela, mas porque as mídias sociais a tornaram negativa.
“As pessoas assumiram que minha intenção era transformar minha modelo em uma mulher negra. A verdade é que minha intenção era manter o look vago o bastante para ser relacionado a muitas mulheres de diferentes culturas, mas a verdadeira inspiração no geral veio da minha herança cubana. Embora eu esteja triste com tantas pessoas irritadas, não posso oferecer minhas desculpas pela minha obra de arte e pelo que acho bonito”, escreveu. Ele terminou afirmando que não quis ofender ninguém, e sim fazer uma celebração.
O que você achou da história?