As maquiagens coloridas e com diferentes efeitos estão cada vez mais em alta. Divertidas e cheias de estilo, elas ajudam a inovar o look e são uma ótima forma de se expressar e exercitar a criatividade.
Any Gabrielly, do Now United, é fã das makes com várias cores. A cantora aposta em delineados com tons fortes, olho bem destacado, pedrinhas aplicadas, brilho… E o responsável por ajudá-la a criar esses looks estilosos é o maquiador João Lom. Em um bate-papo com a CH, o especialista deu dicas para apostar na maquiagem colorida sem medo e contou mais sobre como é trabalhar com a artista. Olha só:
CH: Há quanto tempo você e a Any se conhecem?
JM: “Desde que ela começou no Now United, foi logo no comecinho do grupo. Eu a conheci porque já maquiava uma outra cliente que trabalhava na mesma agência que ela. Em um evento dessa agência, acabei ficando amigo da mãe e da tia da Any. Nós três nos aproximamos e um dia, se não me engano em algum Lollapalooza, a tia dela pediu que eu a maquiasse, e desde então trabalhamos juntos.”
CH: Vocês possuem algum look que já virou marca registrada ou gostam de inovar na maquiagem?
JM: “A Any é muito aberta à opiniões. Ela me deixa muito livre para criar e adora testar coisas novas, isso faz a nossa relação ainda mais especial. A gente curte bastante os delineados coloridos, gostamos de inovar em cima deles.”
CH: Como você se inspira na hora de criar as maquiagens?
JM: “Hoje em dia temos muitas fontes de inspiração. A Internet nos permite criar mais. Às vezes me inspiro a partir de uma cor, outras é o próprio produto que me inspira, por exemplo, quando compro uma coisa nova e quero usá-la. Procurar diferentes ideias e imagens ajuda a exercitar a criatividade.”
CH: Que dicas você dá para quem quer começar a fazer maquiagem colorida?
JM: “1) A primeira dica é estar aberta e entender que chique e moderno não é apenas um olho marrom e preto. Somos muito engessado com a maquiagem no Brasil, então eu sempre digo que precisamos entender que o colorido também é bonito.
2) Outra coisa muito importante é encontrar produtos de qualidade. Às vezes a pessoa se frustra com o make colorido porque ele borrou, não ficou como ela queria… Mas, na verdade, o cosmético usado que não era bom. Antes era mais difícil encontrar bons produtos à venda, mas agora mais marcas estão produzindo opções.
3) Maquiagem é prática. Viu uma referência na Internet e gostou? Tem que praticar, tentar uma, duas ou três vezes até dar certo.
4) Fuja da zona de conforto. Experimente um traço no olho, um batom colorido, uma sombra… Esse é o caminho.”
CH: Como escolher as cores que estarão na maquiagem?
JM: “Existem inúmeras formas de combinar as cores. Uma boa opção é pensar nas tonalidades complementares. O laranja é complementar ao azul, o amarelo ao roxo e o verde ao vermelho. É uma combinação básica. Algumas pessoas gostam de pensar nisso para escolher os tons da maquiagem. Por exemplo, se ela usará um look azul, ela aposta na make laranja; ou se o look é verde, completa com um batom vermelho. Escolher tonalidades monocromáticas também é um jeito legal e fácil de colocar o visual divertido em prática.”
CH: Quais estilos de olho colorido estão em alta agora?
JM: “As cores em geral estão muito populares na maquiagem. Existem inúmeros acabamentos: a pálpebra toda de uma cor, efeito molhado (em que se aplica um gloss transparente para deixar a região com essa aparência), esfumado ou delineado no canto interno do olho, pequenos desenhos delicados, cristais colados… Muitas ideia diferentes.”
CH: Que dicas você dá para apostar no delineado colorido?
JM: “Para esse estilo, é legal pensar primeiro em qual cor será usada na região. Quando o tom é muito claro, ele expande o local. Se ele é escuro, ele dá a impressão de que os olhos estão mais juntos. Isso fará a diferença no resultado final. Sempre antes de fazer um olho colorido, eu aplico um primer para os olhos ou fixador de sombra para garantir a durabilidade da maquiagem. No canto interno, opte por pincéis pequenos e arredondados, pois eles darão precisão pra fazer o traço e também permitirão esfumá-lo depois. O segredo para arrasar no cantinho é deixar o efeito esfumado e não chapado.”
CH: Você tem algum truque que gosta de usar nas maquiagens coloridas?
JM: “Uma dica para quando a pessoa quer fazer um olho colorido, mas não possuí aquela cor específica de sombra ou delineado, é usar um batom líquido matte e um pincel chanfrado para fazer as vezes de outro produto. Só precisa ficar atenta para escolher um batom de boa qualidade e longa duração, para que ele não fique craquelado nos olhos. A sombra colorida deve ser bem pigmentada para dar um bom resultado ao look. Um truque para conseguir esse efeito é misturar uma bruma de maquiagem à ela, espirrando um pouco do líquido no produto para intensificar a cor.”
CH: Como deve ser a preparação da pele antes da maquiagem?
JM: “Além da maquiagem, é preciso sempre ficar de olho no skincare. Higienizar a pele, hidratá-la e usar protetor solar. Para a preparação da make, aposte em bases, corretivos e pó compacto de boa qualidade, pois eles ajudarão a fazer com que o look dure por mais tempo e continue perfeito até o fim.”
CH: Muitas meninas negras têm dificuldades de encontrar os tons de base, pó ou corretivo ideais para elas. O que você indica para ajudá-las nesse momento?
JM: “Muitas pessoas têm mania de falar sobre experimentar esses produtos na mão, no braço… Para mim, você precisa prová-los no rosto. Além disso, a pele negra pode ter uma variação grande de tons. Na testa, ela pode ser uma tonalidade; no meio do rosto, outra; no pescoço, uma terceira. Minha dica é usar mais de uma tonalidade de cosmético para fazer a maquiagem. Aposte em uma cor para construir a pele e numa outra para dar o acabamento mais natural à ela.
Outra coisa importante é que a pele negra pode ficar com a aparência acinzentada depois da maquiagem. Por isso, é essencial sempre usar produtos específicos para ela para evitar esse efeito.”
Curtiu as dicas?