Sim. A cutícula é como uma membrana que protege as unhas. Ao cortá-la com o alicate, você está tirando uma barreira de proteção para as suas mãos e para o seu organismo. Ou seja, abre uma porta de entrada para fungos e bactérias, o que pode acabar em uma alergia. Quem tira a cutícula também corre o risco de tirar mais do que deveria (o famoso bife!) e ficar com uma inflamação que é bem feia e que ainda deixa o dedo sensível.
Mas então… O que eu faço? O ideal é que você apenas empurre a cutícula, e para que suas mãos não fiquem feias, é importante deixá-las sempre bem hidratadas com cremes para a mão ou produtos específicos para as cutículas. Se ainda assim ficar incomodada, retire apenas o que está sobrando de pelinhas.
Muitos salões até já contam manicures especializadas em retirar apenas o excesso da cutícula. Se você quer adotar esse hábito, converse com quem faz sua unha e diga o que quer. Se faz a unha em casa, tente usar cada vez menos o alicate. Com a prática, hidratação e um pouco de paciência, tudo se ajeita!
E não custa lembrar outros cuidados que você tem que ter no salão que a gente já falou por aqui!
Beijos!