Na 4ª e última temporada de Sex Education, os antigos alunos da tradicional e conservadora Moordale Secondary School começam a estudar em Cavendish, um colégio que adota hábitos sustentáveis e aborda pautas progressistas – a liberdade é tanta que, no começo, os personagens até estranham. Essa mudança acaba influenciando na trajetória de cada um deles, inclusive na de Eric, que está confiante com sua sexualidade, e essa situação melhora ainda mais ao ser acolhido por novos amigos que também fazem parte da comunidade LGBTQIA+. Nesse contexto, é interessante observar as maquiagens e os looks dele, que ficam ainda mais autênticos ao transmitirem quem ele é.
O estilo maximalista de Eric, interpretado por Ncuti Gatwa, é caracterizado por uma explosão de cores e brilhos. Ele adora delineado colorido, mix de estampas, brilhos e lábios metalizados. No episódio em que vai à sua primeira festa queer, dá para perceber que, ao lado de pessoas que o acolhem, o garoto se sente mais livre para se expressar através do seu visual. E é exatamente isso que dizem a figurinista e a beauty artist da série da Netflix, Daniella Pearman e Emily Bilverstone, em entrevista ao site britânico Woo.
A produção de Eric para a festa queer conta com um kilt, uma saia de origem escocesa, com detalhe de paetês. “O look incorpora o fato de que Eric está abrindo os olhos para esse mundo onde se vestir dessa forma é normal e bem-vindo. É aí que ele percebe: ‘Posso ser eu, posso finalmente começar a ser quem eu sou’“, afirma Daniella Pearman.
Para a beleza, o delineado gráfico e os cílios postiços bem volumosos e brilhantes em verde neon, que se destacam na luz escura e combinam com a regata do mesmo tom. Inspirada na capa do álbum Blonde, de Frank Ocean, Emily Bilverstone ainda usou uma cera de cabelo verde, que sai na lavagem, o que seria importante para Eric, que ainda esconde sua sexualidade da igreja que frequenta com sua família.
Ao longo da série, Eric prova que não vai abrir mão de mostrar para o mundo quem é de verdade e, com sua atitude, nos inspira do lado daqui a usar a moda e a beleza como artifícios para sermos felizes explorando nossas diferentes versões.
E aí, você já maratonou a 4ª temporada de Sex Education? O que achou do final?