Continua após publicidade

Desmistificamos 5 trends de receitas caseiras para o cabelo do TikTok

Entenda se água de arroz, tônico de crescimento e outras técnicas populares funcionam nos cuidados dos fios

Por Da Redação Atualizado em 18 jul 2024, 15h01 - Publicado em 18 jul 2024, 15h00

Você já ouviu falar que água de arroz pode ajudar na hidratação do cabelo? Ou que uma misturinha de mistura de café, óleo de rícino e água funciona como uma espécie de tônico capilar? Essas e outras receitas caseiras têm viralizado no TikTok, mas será que realmente funcionam? A CAPRICHO conversou com especialistas para entender e desmistificar essas técnicas que conquistaram milhares de visualizações nas redes sociais.

Desmistificando trends de cuidados capilares publicadas no TikTok

Água de arroz

A técnica de passar água de arroz no cabelo, muito usada por mulheres japonesas ao longo da história, é conhecida por deixar os fios mais fortes e hidratados. Mas, pode ser difícil ter esse controle por conta da variação da qualidade do arroz, e não há estudos que comprovem que possa auxiliar no crescimento do cabelo.

A ideia de usar água de arroz vem do fato de que a proteína do arroz é hidrofílica. “Quando cozinhamos o arroz, ele retém e segura água, o que poderia melhorar a hidratação e brilho dos cabelos. No entanto, ela tem um peso molecular muito grande e não consegue ser absorvida pelo cabelo, pesando nos fios e até deixando os cabelos opacos”, explica Pedro Guimarães, cosmetólogo e educador internacional da Keune. “Para que a água de arroz funcione, é preciso que ela seja processada industrialmente – quebrada em cadeias menores para que penetrem no fio e que seja associada a outros ativos para fixar ela na estrutura interna. O ideal é apostar em produtos leave-in ou máscaras capilares com essa proteína.”

O cuidado, segundo o cabeleireiro Tiago Aprigio, embaixador global da Keune, deve vir principalmente para quem tem cabelos finos ou oleosos. “O uso frequente pode obstruir os poros do couro cabeludo, chegando a causar acne capilar”, afirma.

Mulher no banho de olhos fechados lavando o cabelo com escova massageadora
Desmistificando trends de cuidados com o cabelo do TikTok Imagem de Freepik/Reprodução

Tônico de crescimento caseiro

A mistura de café, óleo de rícino e água tem sido compartilhada como um tipo de ‘tônico caseiro’ que possibilitaria um crescimento acelerado do cabelo. Porém, de acordo com o cosmetólogo Pedro Guimarães, ainda que os ingredientes tenham benefícios, eles não estão nos tamanhos moleculares corretos e passíveis de serem absorvidos. Sem contar que a mistura pode ser difícil de remover, o que causaria danos aos cabelos durante a lavagem.

Continua após a publicidade

“Com a tecnologia empregada nos cosméticos contendo estes ativos, nós segregamos os ativos, diminuímos os tamanhos moleculares para que eles efetivamente penetrem na pele e atuem onde deverão atuar. Usar o café puro pode manchar os cabelos e a pele além de causar coceira e irritação. Usar o óleo de rícino ou outro óleo vegetal puro no couro cabeludo pode desencadear processos inflamatórios, agravando uma dermatite ou até mesmo a caspa. O melhor caminho sempre é usar um produto cosmético, desenvolvido para este fim e com estudo e testes de segurança e eficácia”, alerta o profissional.

Repolarização com chapinha e papel de alumínio

A prática de tentar promover uma restauração dos fios utilizando uma chapinha coberta com papel alumínio no cabelo molhado e com máscara capilar não é indicada.

“O calor da prancha pode degradar os ativos presentes na máscara, o que tornaria a ação do produto menos eficaz ou até mesmo nula“, declara Renata Olegario, especialista química da Keune. “Além disso, ainda prejudica o fio, pois as máscaras geralmente não possuem proteção térmica e aquecer demasiadamente o cabelo é algo que danifica e queima a fibra capilar. Para garantir bons resultados, basta usar produtos profissionais cujas fórmulas garantam um bom desempenho”, finaliza.

@sogarico

Você conhece a REPOLARIZAÇÃO CAPILAR? Eu admito que nunca tinha ouvido falar até ver os vídeos das gringas fazendo, e eu tive que testar! O que vocês acharam? Ib: @Nathali Martinez #TikTokBeleza #cabelo #dicas #makeup #maquiagem #maquiagembrasil #dicasdebeleza

♬ Bossa Nova Easy Listening(1302379) – yousuke

Continua após a publicidade

Limão, mel e outros alimentos nos fios

Será que limão, mel, amido de milho, leite e canela em pó, por exemplo, podem proporcionar maciez ou até clarear os fios, como indicam vídeos espalhados pelas redes sociais? Pedro Guimarães explica que, no nosso corpo, o sistema digestivo quebram essas matérias-primas para que elas sejam ‘quebradas’ em um tamanho que o organismo consiga absorver, o que não ocorre no cabelo. “Precisamos entregar os ativos já processados, ou seja, quebrado em tamanhos moleculares menores. Eles ainda precisam ser associados a outros ativos para que se fixem na estrutura do cabelo e, então, a gente perceba o resultado esperado.”

Umectação com óleos

O sucesso do tratamento da umectação com óleo capilar, que envolve dormir com ele no cabelo ou aplicar algumas horas antes de lavar, vai depender da qualidade do óleo escolhido. ““A umectação é a aplicação de óleo nos fios, visando nutrir e fortalecer a fibra capilar, mas é importante ressaltar que não é qualquer tipo de óleo. Os óleos criados para essa finalidade ajudam na união entre as cutículas, protegem o córtex capilar e conferem maciez para o cabelo”, indica Tiago Aprigio.

@sra.gloria_llima

Umectação com oleo vegetal de abacate 🥑🤌🏽 #oleovegetal #oleodesbacete #umectaçãocapilar #cacheadas #tratamentocapilar

♬ som original – sra.gloria_llima

Ou seja, é legal consultar um cabeleireiro ou tricologista de sua confiança sempre que tiver em dúvida sobre novas trends do TikTok ou uso de produtos para as necessidades dos seus fios. Combinado? 😉

Publicidade

Desmistificamos 5 trends de receitas caseiras para o cabelo do TikTok
Beleza
Desmistificamos 5 trends de receitas caseiras para o cabelo do TikTok
Entenda se água de arroz, tônico de crescimento e outras técnicas populares funcionam nos cuidados dos fios

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.