Continua após publicidade
Continua após publicidade

Como doar meu cabelo? Tudo o que você precisa saber antes do corte

O comprimento ideal das mechas, as organizações que as recebem e outras dúvidas respondidas

Por Sofia Duarte 11 out 2021, 10h00

Está pensando em fazer uma mudança no visual e quer saber como doar o seu cabelo? Existem várias instituições que recebem as mechas, fazem perucas a partir delas e, depois, enviam-nas gratuitamente a pacientes com câncer de todo o Brasil. A iniciativa vem com a proposta de potencializar a autoestima das pessoas que acabam passando pela queda dos fios devido ao tratamento de quimioterapia.

Mas, afinal, quais são os requisitos para doar o cabelo?

A principal condição é que a mecha tenha, no mínimo, 20 cm de comprimento, medidos a partir do elástico.

Qualquer tipo de cabelo é aceito – com química ou não, de todas as cores e curvaturas. A partir de 15 cm, a ONG Cabelegria também já aceita cabelos crespos ou cacheados.

Como cortar?

Você mesma pode cortar ou, então, pedir a ajuda de um profissional. Para isso, prenda o cabelo seco com um elástico bem firme em um rabo baixo e faça o corte na linha acima do acessório. Caso prefira, também é possível dividir o cabelo e fazer o corte em várias mechas.

View this post on Instagram

A post shared by Cabelegria (@cabelegria)

Para quem doar e como enviar?

Coloque a(s) mecha(s) em um saco plástico e envie por correio a instituições que fazem esse trabalho, ou entregue em um dos pontos de coleta oferecidos por elas.

Continua após a publicidade

As ONGs Cabelegria, Rapunzel Solidária e Instituto Amor em Mechas, de São Paulo, recebem os cabelos e realizam ações incríveis pensando nos pacientes. No site de cada uma delas, você encontra o endereço para o qual pode enviar a sua mecha, assim como a resposta para outras dúvidas frequentes.

Eu, Sofia Duarte, repórter de moda e beleza da CAPRICHO, já cortei o meu cabelo algumas vezes e doei para a Cabelegria.

Sofia Duarte, repórter de moda e beleza da CAPRICHO, usando camiseta rosa e calça preta, sorrindo e segurando uma mecha de cabelo para doação. O fundo da montagem é rosa de bolinhas com estrelinhas douradas
Sofia Duarte, repórter de moda e beleza da CAPRICHO, doando mecha de cabelo Arquivo Pessoal/Reprodução

Durante este Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama, a Cabelegria está passando por várias cidades com o seu Banco de Perucas Móvel. O caminhãozinho tem um formato de camarim e é equipado como se fosse um salão de beleza, assim os pacientes podem entrar e experimentar as perucas antes de escolher uma delas. Demais, né?

Continua após a publicidade

Foto de várias perucas em prateleiras que ficam dentro do Banco de Perucas Móvel, da ONG Cabelegria, em fundo rosa com bolinhas e estrelas douradas
Banco de Perucas Móvel da Cabelegria Cabelegria/Divulgação

Enviei o cabelo. E agora?

Você pode rastrear a entrega dos correios, e alguns sites das ONGs possuem um campo específico para acompanhar o envio. A Cabelegria, por exemplo, ainda oferece um certificado de doação de cabelo.

Após recebidas, as mechas vão parar nas mãos das costureiras, que fazem a mágica acontecer – e, para se ter ideia, são necessários cerca de 300 gramas de cabelo (aproximadamente 5 mechas de pessoas diferentes) para fazer uma peruca. Além disso, cada uma delas tem um custo que sai por volta de R$ 100.

Em seguida, as perucas são enviadas diretamente para pacientes que as solicitam nos sites das organizações ou para hospitais que atendem pessoas em tratamento oncológico.

Continua após a publicidade

Outras formas de doar

O seu cabelo não está tão comprido e, portanto, não consegue doá-lo? Não tem problema, há outras formas de ajudar! Você pode fazer uma doação em dinheiro para as instituições que prestam auxílio a pacientes de câncer, ou até mesmo oferecer o seu tempo e se candidatar para ser voluntária em alguma delas. Com certeza a sua ajuda será muito bem-vinda! <3

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.