Nesta quarta-feira (26), Bianca Andrade, dona do canal Boca Rosa, compartilhou com seus seguidores um novo visual que fez especialmente para o Ano Novo e mostrou que está com os fios trançados. Porém, logo após publicar a foto do look, a YouTuber começou a ser criticada por escurecer a sua pele com efeitos e acusada de apropriação cultural.
Muitas críticas falavam sobre o desrespeito à cultura negra, pois Bianca está usando um penteado originado na África e que foi um grande símbolo de resistência durante a escravidão no Brasil. “Cabelo com trança não significa só moda, é muito mais do que isso. Respeite a nossa luta”, disse uma seguidora. Além disso, muitos usuários apontaram sobre como esse tipo de visual é visto como “fashion” quando está sendo usado por mulheres brancas e é julgado como “feio” quando exibido por mulheres negras, o que mostra o racismo que existe no país.
Uma seguidora, inclusive, convidou Bianca para entender mais sobre o assunto: “apropriação cultural. Mas calma, não fala de mimimi. Que tal ter empatia e tentar entender nosso ponto de vista?! Me manda um direct. Vamos conversar?”. A YouTuber respondeu ao comentário dizendo que gostaria de saber mais sobre a discussão.
Quando se fala sobre apropriação cultural, uma das principais críticas está no fato de muitas mulheres brancas utilizarem elementos da cultura negra (como as tranças ou turbantes, por exemplo) sem saberem do significado histórico que eles carregam, minimizando a luta e o simbolismo que eles trazem e transformando-os apenas em mais uma “tendência”. Aqui, falamos mais sobre o tema.
Até o momento, Bianca não se manifestou em relação ao assunto. Qual é a sua opinião sobre a discussão?