Não é de hoje que os desafios em vídeo bombam na internet. Os conteúdos divertidos, que podem ser de assuntos variados, como moda, beleza ou entretenimento, por exemplo, formam uma espécie de “corrente” online na qual várias pessoas participam do mesmo tema. Em pouco tempo, essas brincadeiras reúnem milhares de ideias produzidas ao redor do mundo em hashtags localizadas em diferentes redes.
Com o momento de isolamento social em que vivemos por conta da pandemia de coronavírus, estamos com mais tempo livre e, consequentemente, mais conectados, o que está fazendo aumentar o número de correntes online. Entre tantos temas novos, surgiu um bem especial: uma série de desafios que está incentivando seguidores a se sentirem mais autoconfiantes.
Tudo começou no TikTok com o #DontRushChallenge, mas a brincadeira foi além e já dominou outras redes sociais. A ideia do desafio é simples. Um grupo de amigos aparece pela primeira vez de pijama ou com um visual confortável e sem maquiagem. Em seguida, eles começam a “jogar” itens um para o outro (cada um em seu próprio quadro) enquanto se “transformam” em versões glamourosas e arrumadas de si mesmos. No início, os vídeos eram feitos ao som da música Don’t Rush, de Young T & Bugsey, por isso o nome, mas agora várias canções estão servindo de trilha.
Logo que surgiram, os desafios eram focados em exaltar a beleza de homens e mulheres negros. Com a viralização, os vídeos passaram a destacar também outros tipos de beleza que nem sempre são valorizadas, como corpos gordos, por exemplo, e se tornaram um verdadeiro incentivo para que as pessoas se sentissem mais bonitas e empoderadas.
No Brasil, várias celebridades aderiram à brincadeira e fizeram suas próprias versões do vídeo. Exaltando a beleza negra, as cantoras Iza, Karol Conka, Mc Soffia, Malia, entre outras famosas, se uniram para o desafio #BlackGirlsMagic e capricharam nas produções. Até o momento, o conteúdo feito por elas já ultrapassou 5 milhões de visualizações.
As influenciadoras Ju Romano, Maíra Medeiros, Letticia Munniz, Isabella Trad, entre outras, também aderiram à moda e lançaram o #GrandesGostosasChallenge, destacando a beleza das mulheres gordas. O vídeo foi publicado pela modelo Bia Gremion, que escreveu na legenda: “Pessoa gorda, você poder tudo. Ser drag, ser ícone da moda, ser modelo e o que você quiser!”
As drag queens se juntaram e criaram a sua própria versão do desafio. Kaya Conky publicou o vídeo divertido com muita ~montação~.
Nem sempre a internet é um local saudável e acolhedor. Por isso, desafios como esse, apesar do tom de brincadeira e diversão, criam um ambiente online mais inclusivo, diverso e com respeito. Se sentir representado, se identificar com outras pessoas que se parecem com você e vê-las confiantes consigo mesmas e exaltando sua própria beleza é uma forma de trabalhar a própria confiança e a autoestima. Por mais desafios como estes! <3
Você gosta dos desafios de vídeo?