Você já se perguntou em que fase da vida os seios começam a crescer? Depende da menstruação? Eles aumentam durante a adolescência? Quanto tempo demora para atingirem o tamanho final? Conversamos com duas ginecologistas, as Dras. Aline Ambrosio e Viviane Monteiro, para responder essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem conferir!
Quando os seios começam a crescer e até qual idade isso acontece?
As mamas iniciam o desenvolvimento cerca de 2 anos antes da primeira menstruação, que pode acontecer entre 8 e 13 anos de idade, com o chamado “broto mamário”. Elas crescem, em média, até o final da puberdade, período que pode ocorrer de 3 a 4 anos após a menstruação. No entanto, isso varia de acordo com fatores genéticos e estilo de vida de cada pessoa.
Existem fatores que podem mudar o tamanho dos seios?
A ginecologista Dra. Aline Ambrosio conta que sim, o tamanho dos seios pode sofrer alterações causadas pelas mudanças hormonais ao longo da vida, como na gestação e na menopausa. “Os hormônios sexuais e a prolactina (hormônio que libera produção de leite) podem interferir no volume das mamas e modificar o crescimento celular. O amadurecimento completo das mamas ocorre após a gravidez e aleitamento. Depois dos 35 anos, há uma substituição gradativa do tecido glandular pela gordura, tornando-as mais flácidas. Após a menopausa, a queda do estrogênio, hormônio feminino, acelera essa lipossubstituição e provoca a queda do metabolismo, elevando a gordura corporal, assim como a gordura mamária”, afirma.
Além disso, ganhar ou perder peso pode influenciar diretamente no tamanho das mamas, conforme explica a ginecologista Dra. Viviane Monteiro. “As mamas são basicamente constituídas de glândula e de gordura. Então, ao ganhar ou perder gordura corporal, a mama pode aumentar ou diminuir. Na adolescência, a mama tende a ser mais densa, com a proporção de glândula maior do que a de gordura, ao contrário da mulher idosa, que tem mais gordura do que glândula.”
É verdade que os seios incham antes da menstruação?
“No período pré-menstrual, os hormônios sexuais e a progesterona estão elevados no sangue, produzindo maior proliferação do tecido mamário e retenção de líquido, o que causa aumento das mamas e até sensibilidade local. O mesmo ocorre com uso dos anticoncepcionais orais”, comenta Dra. Aline Ambrosio.
Por que algumas pessoas têm seios maiores, e outras menores?
As especialistas declaram que isso depende de questões genéticas, prática de esportes, alimentação, peso corporal, uso de hormônios… Fora o desenvolvimento do tecido mamário na fase embrionária, no intra-útero, a chamada mama rudimentar, que também pode determinar o volume final das mamas.
O que importa é que cada pessoa tem peitos diferentes. Tamanho, cor, formato de bico… Tudo varia de pessoa para pessoa, e pode, inclusive, variar entre os seus dois seios. E não há nada de errado nisso! Só lembre-se de fazer visitar o seu médico ginecologista frequentemente e, caso observe algo fora do comum, marque uma consulta, viu?
Quem deu as informações: Dra. Aline Ambrosio, ginecologista e sexóloga; Dra. Viviane Monteiro, ginecologista e obstetra.