Continua após publicidade

A estética “vanilla girl” que bombou no TikTok reafirma padrões de beleza

Explicamos as problemáticas por trás da nova febre que parece excluir mulheres negras e não brancas

Por Sofia Duarte Atualizado em 3 abr 2023, 17h01 - Publicado em 3 fev 2023, 14h00

Não é de hoje que “trends” que viralizam no TikTok levantam discussões importantes sobre pressão estética, padrões de beleza e hábitos problemáticos – já vimos o “desafio do apagão”, os vídeos de “coisas com vibe de pobre” e até a febre do “clean girl look”. Agora, mais uma estética controversa tem feito sucesso, a “vanilla girl“, que já conta com mais de 460 milhões de visualizações no aplicativo. A princípio, pode parecer apenas uma moda inofensiva, mas, desde o seu nome, já se mostra questionável – e excludente.

O que é a estética vanilla girl?

De forma geral, ela se assemelha ao viral “clean girl” e envolve uma maquiagem mais leve e natural, com pouca correção, blush rosinha, sombra cintilante e sobrancelhas penteadas. No cabelo, costuma se manifestar em penteados simples e românticos, prendendo apenas parte dos fios; nas unhas, a clássica francesinha ou esmalte neutro, e nos looks pressupõe roupas minimalistas e tricôs confortáveis em bege ou off white. Qualquer produção que se destaque, chame atenção, tenha tons vibrantes e fuja do básico não entra nessa estética.

@olvijaoli

vanilla girl makeup🍦✨ #makeup #beauty #grwm #makeuptutorial #vanilla #vanillagirl #vanillagirlmakeup

♬ original sound – ౨ৎ

@cassiedrd

Nail the vanilla girl style with this easy hairstyle this NYE 👧🏼🤍🥂 #vanillagirl #easyhairstyle #halfuphalfdown #hairhacks #holidayhair

♬ original sound – lucia <3

@hannahstyl

vanilla girl aesthetic is everything #vanillagirl #vanillagirlaesthetic #vanilla #vanillagirlstyle #vanillagirloutfits #outfitideas #outfitsforyou #outfitinspo #outfitinspiration #outfitinspo2022 #vanillagirlfinds #foryoupage #dontletthisflop

♬ if u use this sound ur automatically hot – 🎸

Qual é a problemática por trás, afinal?

Não é difícil perceber que, ao buscar por “vanilla girl” no TikTok, os vídeos relevantes que aparecem de cara são de garotas brancas, magras, loiras e de cabelo liso. A estética “clean girl” já demonstrava essa falta de representatividade, acrescentando ainda a falta de pessoas com pele acneica, uma vez que, na visão dos padrões reforçados pela sociedade, espinhas e o termo “clean” (“limpo”, em tradução livre para o português) jamais poderiam andar juntos, considerando que os estereótipos dizem que acne é sinônimo de sujeira – o que sabemos que não é verdade.

Continua após a publicidade

@sthlmmstil

love 🤍#pinterest #vanillagirl #aesthetic #vanillagirlaesthetic #viral #sthlmstil

♬ tell me – it’s all kinda weird

Voltando para a análise da trend atual, parece que a exclusão é ainda mais séria e evidente, porque o termo “vanilla” em si já denuncia isso. A palavra, traduzida como “baunilha”, frequentemente é usada para a cor mais clara de base, enquanto tons mais escuros são designados como “chocolate”, “café” ou “cacau”, por exemplo – e vale pontuar que a denominação mais ideal e inclusiva das cores deveria ser feita por letras ou números.

No vídeo abaixo, uma usuária problematiza o termo e diz que a estética dá uma vibe de “esposa tradicional” adaptada para a geração Z. Fora que esse visual traz uma pegada “inocente”, “delicada” e “angelical”, características que não são tradicionalmente atribuídas e permitidas para mulheres negras e mulheres não brancas.

@troublepuffs

#stitch with @justaregularwhitegirl i love your observation! I havent been able to put my finger on why this bugged me to much. #vanillagirlaesthetic #vanillagirl #tradwife #farright #politicalideology

♬ original sound – Daring Darling

Continua após a publicidade

A questão é que a estética “vanilla girl” não foi feita pensando em mulheres pretas e não brancas e, assim, populariza e enaltece padrões de beleza brancos e magros. A falta de representatividade é um problema que queremos deixar no passado, mas trends como essa nos lembram de que não vai ser fácil.

A criadora de conteúdo Olivia Layne também repercutiu o assunto em seu perfil. “Eu vi um comentário de uma pessoa dizendo: ‘Qualquer pessoa pode ser uma vanilla girl, uma garota negra também pode ser uma vanilla girl‘. Mas, isso me leva de volta à minha pergunta inicial: ‘Qual é a diferença disso para a clean girl, para a soft girl, para a dewy girl, para a that girl?’. Eu não estou zombando desse estilo, estou apenas perguntando quantos jeitos vocês vão inventar para dizer que vocês gostam de bege? […] Essa mesma estética fica ganhando novos nomes e, pessoalmente, eu acho que os nomes estão ficando cada vez mais ridículos.”

@olivialayne6

The bagel aesthetic 😍🥯 #aesthetics #cleangirlaesthetic #vanillagirlaesthetic #popculture #popculturenews #DoritosTriangleTryout #fypシ #fyp #greenscreen

♬ Wii – Mii Channel – Super Guitar Bros

E, por mais que existam influenciadoras negras que tenham um estilo básico e minimalista, não são elas que são consideradas referências (e donas) dessa estética.

Continua após a publicidade

@cassiegolddd

Vanilla Girl Makeup Look 🤍🦢🤍#vanillagirlaesthetic #vanillagirlmakeup #blackgirlmakeup #vanillagirl #foryou #blackgirlmakeuptutorial #makeuptutorial #makeuplook #vanillagirlmakeuptutorial

♬ original sound – lucia <3

View this post on Instagram

A post shared by Селин ❄️ (@celine_mrlt)

A tendência da “garota baunilha” também repercutiu no Twitter. Olha só a opinião que algumas pessoas compartilharam na rede social:

“Estética vanilla girl” e são apenas mulheres brancas e loiras usando cores neutras.

Continua após a publicidade

Vanilla girl, clean girl, dark academia girl. Meu Deus, calem a boca. E as garotas com pele acneica? Quando será nossa hora de brilhar?

That girl, clean girl, it girl, vanilla girl, green smoothie girl, messy french girl, cinnamon girl… Cara, é apenas a mesma foto de uma garota branca magra com o cabelo enrolado em uma toalha e usando máscara abaixo dos olhos. Por que vocês estão inventando novos nomes?

Continua após a publicidade

E aí, o que você achou dessa ~nova~ estética que bombou no TikTok?

Publicidade

A estética “vanilla girl” que bombou no TikTok reafirma padrões de beleza
Beleza
A estética “vanilla girl” que bombou no TikTok reafirma padrões de beleza
Explicamos as problemáticas por trás da nova febre que parece excluir mulheres negras e não brancas

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.