A estética “vanilla girl” que bombou no TikTok reafirma padrões de beleza
Explicamos as problemáticas por trás da nova febre que parece excluir mulheres negras e não brancas
Não é de hoje que “trends” que viralizam no TikTok levantam discussões importantes sobre pressão estética, padrões de beleza e hábitos problemáticos – já vimos o “desafio do apagão”, os vídeos de “coisas com vibe de pobre” e até a febre do “clean girl look”. Agora, mais uma estética controversa tem feito sucesso, a “vanilla girl“, que já conta com mais de 460 milhões de visualizações no aplicativo. A princípio, pode parecer apenas uma moda inofensiva, mas, desde o seu nome, já se mostra questionável – e excludente.
O que é a estética vanilla girl?
De forma geral, ela se assemelha ao viral “clean girl” e envolve uma maquiagem mais leve e natural, com pouca correção, blush rosinha, sombra cintilante e sobrancelhas penteadas. No cabelo, costuma se manifestar em penteados simples e românticos, prendendo apenas parte dos fios; nas unhas, a clássica francesinha ou esmalte neutro, e nos looks pressupõe roupas minimalistas e tricôs confortáveis em bege ou off white. Qualquer produção que se destaque, chame atenção, tenha tons vibrantes e fuja do básico não entra nessa estética.
@olvijaoli vanilla girl makeup🍦✨ #makeup #beauty #grwm #makeuptutorial #vanilla #vanillagirl #vanillagirlmakeup
@cassiedrd Nail the vanilla girl style with this easy hairstyle this NYE 👧🏼🤍🥂 #vanillagirl #easyhairstyle #halfuphalfdown #hairhacks #holidayhair
@hannahstyl vanilla girl aesthetic is everything #vanillagirl #vanillagirlaesthetic #vanilla #vanillagirlstyle #vanillagirloutfits #outfitideas #outfitsforyou #outfitinspo #outfitinspiration #outfitinspo2022 #vanillagirlfinds #foryoupage #dontletthisflop
Qual é a problemática por trás, afinal?
Não é difícil perceber que, ao buscar por “vanilla girl” no TikTok, os vídeos relevantes que aparecem de cara são de garotas brancas, magras, loiras e de cabelo liso. A estética “clean girl” já demonstrava essa falta de representatividade, acrescentando ainda a falta de pessoas com pele acneica, uma vez que, na visão dos padrões reforçados pela sociedade, espinhas e o termo “clean” (“limpo”, em tradução livre para o português) jamais poderiam andar juntos, considerando que os estereótipos dizem que acne é sinônimo de sujeira – o que sabemos que não é verdade.
@sthlmmstil love 🤍#pinterest #vanillagirl #aesthetic #vanillagirlaesthetic #viral #sthlmstil
Voltando para a análise da trend atual, parece que a exclusão é ainda mais séria e evidente, porque o termo “vanilla” em si já denuncia isso. A palavra, traduzida como “baunilha”, frequentemente é usada para a cor mais clara de base, enquanto tons mais escuros são designados como “chocolate”, “café” ou “cacau”, por exemplo – e vale pontuar que a denominação mais ideal e inclusiva das cores deveria ser feita por letras ou números.
No vídeo abaixo, uma usuária problematiza o termo e diz que a estética dá uma vibe de “esposa tradicional” adaptada para a geração Z. Fora que esse visual traz uma pegada “inocente”, “delicada” e “angelical”, características que não são tradicionalmente atribuídas e permitidas para mulheres negras e mulheres não brancas.
@troublepuffs #stitch with @justaregularwhitegirl i love your observation! I havent been able to put my finger on why this bugged me to much. #vanillagirlaesthetic #vanillagirl #tradwife #farright #politicalideology
A questão é que a estética “vanilla girl” não foi feita pensando em mulheres pretas e não brancas e, assim, populariza e enaltece padrões de beleza brancos e magros. A falta de representatividade é um problema que queremos deixar no passado, mas trends como essa nos lembram de que não vai ser fácil.
A criadora de conteúdo Olivia Layne também repercutiu o assunto em seu perfil. “Eu vi um comentário de uma pessoa dizendo: ‘Qualquer pessoa pode ser uma vanilla girl, uma garota negra também pode ser uma vanilla girl‘. Mas, isso me leva de volta à minha pergunta inicial: ‘Qual é a diferença disso para a clean girl, para a soft girl, para a dewy girl, para a that girl?’. Eu não estou zombando desse estilo, estou apenas perguntando quantos jeitos vocês vão inventar para dizer que vocês gostam de bege? […] Essa mesma estética fica ganhando novos nomes e, pessoalmente, eu acho que os nomes estão ficando cada vez mais ridículos.”
@olivialayne6 The bagel aesthetic 😍🥯 #aesthetics #cleangirlaesthetic #vanillagirlaesthetic #popculture #popculturenews #DoritosTriangleTryout #fypシ #fyp #greenscreen
E, por mais que existam influenciadoras negras que tenham um estilo básico e minimalista, não são elas que são consideradas referências (e donas) dessa estética.
@cassiegolddd Vanilla Girl Makeup Look 🤍🦢🤍#vanillagirlaesthetic #vanillagirlmakeup #blackgirlmakeup #vanillagirl #foryou #blackgirlmakeuptutorial #makeuptutorial #makeuplook #vanillagirlmakeuptutorial
A tendência da “garota baunilha” também repercutiu no Twitter. Olha só a opinião que algumas pessoas compartilharam na rede social:
“Estética vanilla girl” e são apenas mulheres brancas e loiras usando cores neutras.
“vanilla girl aesthetic” and it’s just blonde white women wearing neutrals
— Tiffany ౨ৎ (@femcel444) October 24, 2022
Vanilla girl, clean girl, dark academia girl. Meu Deus, calem a boca. E as garotas com pele acneica? Quando será nossa hora de brilhar?
vanilla girl clean girl dark academia girl oh my god shut up what about greasy acne girl. when is it our time to shine
— ellie (@ellienrpr) February 1, 2023
That girl, clean girl, it girl, vanilla girl, green smoothie girl, messy french girl, cinnamon girl… Cara, é apenas a mesma foto de uma garota branca magra com o cabelo enrolado em uma toalha e usando máscara abaixo dos olhos. Por que vocês estão inventando novos nomes?
"that girl" "clean girl" "it girl" "vanilla girl" "green smoothie girl" "messy french girl" "cinnamon girl" ….babe this is just the same picture of a skinny white woman with her hair in a towel and under eye patches on why are you making up new names
— ER!S (@bstract_thot) January 27, 2023
eu quero mais é que a 'vanilla girl' e a 'clean girl' se fod@m, com todo respeito é claro
(ninguém me tira da cabeça que essa é a estética herdeira encostada magra loira sem personalidade) https://t.co/WGQY5VjfCY
— goldwing angel (@_brabsborges) January 10, 2023
E aí, o que você achou dessa ~nova~ estética que bombou no TikTok?